Mundo

Terremoto na Albânia deixa oito mortos e 150 feridos

Os feridos foram atendidos em hospitais de Tirana e Durres, cidade costeira particularmente afetada pelo tremor

Agência France-Presse
postado em 26/11/2019 08:04
[FOTO1]Ao menos oito pessoas morreram e 150 ficaram feridas após um terremoto de 6,4 graus que sacudiu a Albânia na madrugada desta terça-feira (26/11) e que também provocou muitos danos materiais, informou o ministério da Defesa.

Os feridos foram atendidos em hospitais de Tirana e Durres, cidade costeira particularmente afetada pelo tremor, afirmou a ministra da Saúde, Ogerta Manasterliu.

O terremoto foi sentido às 3H54 (23H54 de Brasília, segunda-feira). Os moradores de Tirana, assustados, correram para as ruas.

O sismólogo albanês Rrapo Ormeni afirmou que este foi o terremoto mais intenso registrado na região de Durres desde 1926.

O epicentro do tremor foi localizado no Mar Adriático, 34 km ao noroeste de Tirana, a 10 quilômetros de profundidade, de acordo com o Centro Sismológico Euromediterrâneo.

"Estamos trabalhando para fazer todo o possível nos locais afetados", afirmou o primeiro-ministro Edi Rama.

As autoridades mobilizaram 300 militares para participar em operações de emergência em Durres e Thumane, onde várias pessoas estão nos escombros de edifícios, informou o ministério da Defesa.

De acordo com as autoridades locais, um homem de 50 anos faleceu ao saltar de seu apartamento em edifício em Kurbin.

Um homem e uma mulher faleceram no desabamento de um prédio em Thumane, ao norte de Tirana.

[SAIBAMAIS]Três pessoas, incluindo uma criança, morreram no desabamento de um edifício em Durres, na costa adriática, ao leste da capital albanesa, informou a ministra da Saúde.

As escolas cancelaram as aulas nesta terça-feira.

Em Thumane, moradores tentavam retirar os escombros com pás em busca de eventuais vítimas. Os moradores ligam para os parentes com a esperança de encontrar sobreviventes.

Vários tremores secundários foram sentidos depois do terremoto: o mais forte atingiu a magnitude de 5,3 graus, informou o Centro Sismológico Euromediterrâneo.

O primeiro tremor foi sentido na região dos Bálcãs, em Sarajevo (a 400 km de distância), na Bósnia e em Novi Sad (quase 700 km), na Sérvia, informaram jornais locais e mensagens publicadas por moradores nas redes sociais.

A mesma região da Albânia foi cenário em setembro de um terremoto de 5,6 graus, que na ocasião as autoridades consideraram o mais forte dos últimos 20 a 30 anos.

Os Bálcãs são uma área de forte atividade sísmica, onde terremotos são frequentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação