Mundo

"Lobo solitário" ataca em Londres

Duas pessoas são mortas a facadas por um agressor que, segundo a polícia, tinha vínculos com grupos extremistas. Ele foi morto a tiros

postado em 30/11/2019 04:15
[FOTO1]

A polícia de Londres confirmou na noite de ontem que foram identificados ;vínculos com organizações terroristas; nas investigações preliminares sobre um ataque a facadas que deixou dois mortos em plena London Bridge, um dos pontos mais movimentados da capital britânica, no início da tarde. Até o início da noite, não tinha sido revelada a identidade do agressor, cujo perfil se aproxima dos ;lobos solitários;, que agem por iniciativa própria e planejamento mínimo. Ele usava um falso colete-bomba, foi contido por transeuntes e morto a tiros por um policial. Três feridos continuavam hospitalizados, um deles em estado grave.

;Posso confirmar que esse ataque é considerado um ato terrorista;, afirmou a comissária da Polícia Metropolitana, Cressida Dick, que falou à imprensa acompanhada do chefe da divisão de contraterrorismo, Nick Basu. Ela elogiou a ;extrema coragem; dos civis que confrontaram o agressor e exortou os cidadãos a ;permanecerem fortes; na resistência ;àqueles que tentam nos dividir;. ;Esta é uma grande cidade porque sabemos abraçar as diferenças entre nós;, afirmou. O primeiro-ministro Boris Johnson reuniu no início da noite o gabinete de crise e anunciou a suspensão temporária da campanha para as eleições legislativas do próximo dia 12 (leia mais abaixo).

De acordo com as autoridades, o incidente começou durante um evento jurídico no Fishmonger;s Hall, em uma das extremidades da ponte, ao qual assistiam estudantes de direito e ex-prisioneiros. O agressor, que tinha antecedentes policiais, correu e foi interceptado, antes da chegada dos policiais. Vídeos exibidos nas redes sociais mostram um homem se afastando do local segurando uma faca tomada do atacante. Momentos depois, um agente se aproxima, instrui os civis a se afastarem e atira contra o suspeito.

A London Bridge foi palco, em julho de 2017, de um ataque no qual três terroristas atropelaram pedestres com uma van e depois esfaquearam pessoas no Borough Market, deixando oito mortos e 50 feridos. A ação foi reivindicada pelo Estado Islâmico, que no mesmo ano assumiu mais dois atentados no Reino Unido. Em março, um ;lobo solitário; investiu com o carro contra pedestres na ponte de Westminster e esfaqueou um policial em frente ao parlamento, causando cinco mortes. Em maio, 22 pessoas morreram em um ataque no encerramento de um show da cantora americana Ariana Grande, em Manchester.

Ataque em Haia
Na Holanda, a polícia investigava ontem a motivação de um ataque com faca ou arma similar na Grote Marktstraat, uma das principais ruas comerciais de Haia, em plena corrida às compras nas promoções da black friday, no início da noite. Três menores de idade foram feridos e o agressor estava foragido. De acordo com informações iniciais, ele tem ;a pele ligeiramente morena;, cabelos encaracolados e idade entre 40 e 50 anos. Embora o país tenha registro recente de atentados cometidos por jihadistas, não foi mencionada a hipótese de ação terrorista.

;Estamos considerando todas as possibilidades;, explicou uma porta-voz policial citada pela agência de notícias ANP. ;Estamos fazendo amplas investigações. Devido à complexidade (dos procedimentos), isso leva algum tempo;, completou.



"Esta é uma grande cidade porque sabemos abraçar as diferenças entre nós;
Cressida Dick, comissária da Polícia Metropolitana de Londres





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação