Publicidade

Correio Braziliense

Trump diz que é terrível a morte de iranianos durante manifestações

Os protestos foram acompanhados por incêndios ou ataques a postos de gasolina, delegacias, centros comerciais, mesquitas e edifícios públicos


postado em 03/12/2019 08:38

''Muita gente está morrendo no Irã pelo simples ato de se manifestar'', lamentou Trump(foto: Nicholas Kamm / AFP)
''Muita gente está morrendo no Irã pelo simples ato de se manifestar'', lamentou Trump (foto: Nicholas Kamm / AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu nesta terça-feira (3/12) como "terrível" a morte de civis iranianos "pelo simples ato de se manifestar".

"Muita gente está morrendo no Irã pelo simples ato de se manifestar, é uma coisa terrível", lamentou Trump  durante uma coletiva de imprensa em Londres antes do início de uma cúpula da Otan

Segundo a Anistia Internacional, a repressão ao movimento de protesto que começou em meados de novembro no Irã causou pelo menos 208 mortes. 

Manifestações no Irã, algumas violentas, eclodiram em 15 de novembro, após o anúncio de um aumento do preço da gasolina, e se espalharam rapidamente para pelo menos 40 locais. 

Os protestos foram acompanhados por incêndios ou ataques a postos de gasolina, delegacias, centros comerciais, mesquitas e edifícios públicos, segundo a mídia iraniana. 

As autoridades de Teerã, segundo as quais esse movimento de protesto é resultado de uma "conspiração" feita no exterior, consideraram o saldo da Anistia Internacional uma "mentira absoluta" espalhada por "grupos hostis". 

As autoridades iranianas confirmaram a morte de apenas cinco pessoas - quatro membros da polícia e um civil - e mais de 500 prisões.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade