Mundo

Greta Thunberg chega a Lisboa a caminho de Madri para a COP25

Após 20 dias no mar, ''La Vagabonde'', o catamarã de 14 metros de comprimento em que viajou, atracou em uma doca na capital portuguesa, onde foi recebida por dezenas de ativistas

Agência France-Presse
postado em 03/12/2019 11:16
[FOTO1]Greta Thunberg, ativista sueca que se tornou símbolo de defesa do meio ambiente, desembarcou nesta terça-feira (3/12) em Lisboa depois de cruzar o Atlântico a bordo de um veleiro para participar na COP25 em Madri.

Após 20 dias no mar, "La Vagabonde", o catamarã de 14 metros de comprimento em que viajou, atracou em uma doca na capital portuguesa, onde foi recebida por dezenas de ativistas.

A sueca de 16 anos, que evita viajar de avião para limitar sua pegada de carbono, participará em uma cerimônia de recepção na presença do prefeito de Lisboa, Fernando Medina.

De acordo com um de seus porta-vozes, a ativista ainda não decidiu quando vai deixar Portugal para viajar a Madri. Uma possibilidade seria utilizar o trem noturno que liga as duas capitais.

Greta Thunberg atravessou o Atlântico de barco pela primeira vez para participar da reunião de cúpula do clima da ONU em setembro em Nova York.

[SAIBAMAIS]Da cidade americana, ela planejava viajar para o Chile, país que receberia a COP25 mas que desistiu após a onda onda de protestos em Santiago, o que provocou a mudança para a Espanha.

A sueca deixou Hampton, na Virgínia (EUA), em 13 de novembro.

A COP25, que começou na segunda-feira, reúne representantes de quase 200 países signatários do Acordo de Paris sobre o clima.

Greta Thunberg ganhou fama ao iniciar, em agosto de 2018, as "greves pelo clima", iniciativa que foi imitada por estudantes de todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação