postado em 09/12/2019 04:35
[FOTO1]Autoridades da Coreia do Norte anunciaram a realização de um ;teste muito importante; em sua base de lançamento de satélites localizada em Sohae, na costa noroeste. O local foi parcialmente desmontado no início das negociações com os Estados Unidos para reduzir o arsenal de armas nucleares desenvolvidos pelo governo norte-coreano, no ano passado. A retomada das atividades desagradou o presidente Donald Trump, que relembrou o compromisso de desnuclearização firmado.
;Kim Jong-un é muito esperto e tem bastante a perder, tudo, na verdade, se continuar agindo dessa maneira hostil;, alertou Trump, em seu twitter oficial. ;Ele assinou um importante acordo de desnuclearização comigo em Cingapura. Ele não quer anular seu relacionamento especial com o presidente dos Estados Unidos, ou interferir nas eleições presidenciais dos EUA em novembro. Sob a liderança de Kim Jong-un, a Coreia do Norte tem um enorme potencial econômico, mas deve se desnuclearizar como prometeu;, continuou.
Um dia antes, no sábado, Trump havia feito uma série de declarações à imprensa em que comemorava o seu ;muito bom relacionamento; com o líder norte-coreano. ;Acho que queremos que as coisas continuem como estão. Ele sabe que tenho eleições em breve;, afirmou, dizendo ainda que ficaria ;surpreso se a Coreia do Norte agisse de maneira hostil;. O teste ocorreu no mesmo dia, segundo a agência oficial de notícias KCNA, que não deu mais detalhes sobre a operação.
Combustível sólido
Para Kim Dong-yub, analista do Instituto de Estudos do Extremo Oriente de Seul, foi provavelmente testado, pela primeira vez, um motor a combustível sólido para um míssil balístico intercontinental. Segundo o especialista, o uso de combustível sólido aumenta a mobilidade de uma arma e reduz a quantidade de tempo de preparação de seu lançamento. Hoje, a Coreia do Norte usa propulsores líquidos nesse tipo de operação.
A base de Sohae é o centro das discussões diplomáticas entre Pyongyang, Seul e Washington, há mais de um ano. Durante uma cúpula organizada em Seul, em setembro de 2018, Kim prometeu fechá-la, mas os avanços em direção à ;desnuclearização; da península coreana não duraram muito. Em março, satélites detectaram trabalhos em Sohae que sinalizavam uma reconstrução. Na última quinta-feira, foi registrada a imagem de um grande recipiente que parecia ;um indício mais ou menos confiável dos preparativos para um teste de artefatos;, segundo Jeffrey Lewis, especialista em armas nucleares do leste da Ásia no Instituto Middlebury em Monterrey.
;Kim Jong-un é muito esperto e tem bastante a perder, tudo, na verdade, se continuar agindo dessa maneira hostil;
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos