Mundo

Nasa conclui fase inicial de foguete

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 10/12/2019 04:30
[FOTO1]

Com retorno à Lua programado para 2024, a Nasa, agência espacial norte-americana, concluiu ontem a fase inicial do primeiro exemplar do foguete de lançamento SLS, que será usado na missão. ;A primeira etapa está completamente concluída;, anunciou uma faixa colocada na base de montagem de Michoud, em Nova Orleans, onde fica a base principal do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), construído pela Boeing para a Nasa.

O equipamento, de cor laranja, conta com quatro motores, mede 60 metros de altura e vai comportar 2,7 milhões de litros de hidrogênio e oxigênio líquidos. Será maior do que a Estátua da Liberdade e mais poderoso que o famoso Saturno V, que levou astronautas americanos à Lua de 1969 a 1972.

O papel do SLS será será empurrar a cápsula habitada Orion a uma velocidade suficientemente alta (39.000 km/h) para que ela possa se separar da gravitação da Terra e se mover em direção à Lua. O programa de retorno dos Estados Unidos à Lua, depois de mais de cinco décadas, está orçado em aproximadamente US$ 34 bilhões, valor que incluiu o SLS, a Orion e as demais instalações.

Mitologia
Desta vez, além de toda a parte tecnológica, a grande novidade será a composição da tripulação. ;Nosso objetivo é enviar a primeira mulher e o próximo homem ao Polo Sul da Lua em 2024;, diz Jim Bridenstine, administrador da Nasa. Daí vem o nome da missão, que se chamará Artemis. Deusa grega ligada à vida selvagem e à caça, posteriormente associada à Lua e à magia, ela era irmã gêmea de Apolo, que batizou o vitorioso programa espacial desenvolvido pela Nasa entre 1961 e 1972.

A missão Artemis 1, originalmente programada para 2020, provavelmente decolará em junho do ano seguinte, de acordo com um relatório de auditoria independente. Esse primeiro voo de teste será sem astronautas. ;Vamos testar sua capacidade, vamos levá-la ao Cabo (Canaveral) e estaremos prontos para lançar astronautas americanos na Lua novamente;, prevê Jim Bridenstine.

O administrador da agência espacial americana reiterou que a missão Artemis 3, que enviará os astronautas para pisar em solo lunar, será realizada conforme o calendário solicitado pelo presidente Donald Trump.


US$ 34 bilhões
Valor estimado da missão espacial que marcará a volta dos Estados Unidos à Lua




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação