postado em 15/12/2019 04:05
[FOTO1]A imprensa estatal da Coreia do Norte anunciou um novo "teste crucial" na sua base de lançamento de satélites de Sohae, em meio a um hiato nas negociações entre Pyongyang e Washington. O anúncio foi feito na véspera do início de uma visita de três dias a Seul do enviado americano para a Coreia do Norte, Stephen Biegun.
O Comunicado da agência oficial de notícias KCNA foi divulgado depois que, na quinta-feira, forças dos Estados Unidos realizaram um teste de míssil de médio alcance no Oceano Pacífico.
;Outro teste crucial aconteceu com sucesso na base de lançamento de satélites de Sohae entre as 22h41 e 22h48 de 13 de dezembro;, afirmou um porta-voz da Academia Nacional de Ciências da Defesa, no comunicado.
Esse ;sucesso de pesquisa;, do qual não foram divulgados mais detalhes, servirá para "reforçar o confiável sistema de dissuasão nuclear" da Coreia do Norte, acrescentou o porta-voz.
O comandante do Estado-Maior, Pak Jon Chon, disse que os recentes testes serviram para a Coreia do Norte desenvolver novas tecnologias e armas estratégicas.
"Os dados inestimáveis, a experiência e as novas tecnologias adquiridas durante os últimos testes de pesquisa científica de defesa serão plenamente utilizados para o desenvolvimento de outra arma estratégica", disse o militar, segundo a KCNA.
Diante da falta de avanço nas negociações com os Estados Unidos, apesar das reuniões de cúpula com o presidente Donald Trump, a Coreia do Norte ameaça anunciar um "presente de Natal" se Washington não fizer concessões a respeito das sanções contra o país.
Situada na costa noroeste da Coreia do Norte, a base de Sohae, também conhecida com o nome de Tongchang-ri, foi o foco das negociações entre Pyongyang, Seul e Washington há mais de um ano.
O dirigente norte-coreano, Kim Jong Un, prometeu fechar o local em setembro de 2018, durante uma reunião com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.
Mas depois os norte-coreanos utilizaram a base para vários lançamentos de foguetes, que a comunidade internacional denuncia como treinamentos para disparos de mísseis de longo alcance. Os motores de foguetes são conhecidos porque podem ser readaptados para mísseis.
Ultimato
Pyongyang havia anunciado no domingo passado um "teste muito importante", que deveria mudar o "status estratégico" do país. O teste, sobre o qual Pyongyang não revelou nenhum detalhe, também aconteceu a partir da base de Sohae.