Mundo

Mapa inédito dos ventos de Marte

postado em 15/12/2019 04:05
[FOTO1]


Pesquisadores criaram o primeiro mapa da circulação dos ventos superiores na atmosfera de um planeta além da Terra, usando dados da sonda Maven, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), coletados nos últimos dois anos. O mapeamento dos ventos de Marte ajuda a entender melhor o funcionamento do clima do nosso vizinho, revelando, também, uma imagem mais precisa do passado remoto e da contínua evolução do planeta. Os ventos atmosféricos superiores estão nas termosferas planetárias ; áreas em que a temperatura aumenta com a altura.

Maven, a missão Atmosfera de Marte e Evolução Volátil, comemorou recentemente o aniversário de cinco anos de sua entrada em órbita, ao redor do Planeta Vermelho, em 21 de setembro. O objetivo científico primário da missão é estudar o que resta da atmosfera para determinar como, em um passado distante, um Marte coberto de oceano e potencialmente habitável se tornou o lugar seco e desolado que é hoje. Estudar a atual atmosfera marciana ; a taxa em que ela está sendo perdida no espaço e como e por que está sendo removida ; fornece pistas com as quais espera-se montar o quebra-cabeça das atmosferas planetárias, incluindo a terrestre.

;Os ventos observados na atmosfera superior de Marte, às vezes, são semelhantes aos que vemos nas simulações globais de modelos, mas outras vezes podem ser bem diferentes;, afirma Kali Roeten, pesquisador da Universidade de Michigan. ;Esses ventos também podem ser altamente variáveis na escala de horas, mas, em outros casos, são consistentes durante todo o período de observação.; Roeten é o principal autor de um artigo sobre essa pesquisa, publicado no Journal of Geophysical Research-Planets.

Ondas de rádio

Os ventos atmosféricos superiores na Terra já foram mapeados em detalhes. Eles conduzem uma série de processos na atmosfera que podem afetar a propagação de ondas de rádio, que são cruciais para fins de comunicação daqueles que estão na superfície, e a previsão de caminhos que os satélites seguirão em sua órbita ao redor da Terra.

O mapeamento dos ventos marcianos, portanto, é um passo crucial para a compreensão das características das atmosferas extraterrestres, além do que já se sabe a respeito dos processos na Terra.As medidas mapeadas em Marte foram obtidas a uma altitude de cerca de 140-240 quilômetros acima da superfície do planeta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação