postado em 17/12/2019 04:17
[FOTO1]Um relatório elaborado pelo Movimento Saúde em Resistência (MSR) e assinado pela química molecular Francisca Leiva Moret apontou a presença do componente do gás de pimenta e de soda cáustica na água lançada pelos blindados dos Carabineiros, a força antidistúrbios da polícia do Chile. De acordo com o informe, o líquido despejado pelos canhões d;água contém elementos altamente irritantes, ;com pH igual a 12 na escala de 1 a 14, potencialmente letais e capazes de causar danos severos mediante o contato com a pele ou com os olhos e ingestão acidental;. O jornal La Tercera divulgou que a presença desses componentes estariam provocando ;as graves queimaduras registradas por especialistas do Colégio Médico;.
Na análise química feita por Moret, foram detectados capsaicina, composto artificial correspondente ao componente principal do gás de pimenta; íons de sódio; e grupos hidroxilos, similares ao hidróxido de sódio (soda cáustica). O general Jean Camus Dávila, diretor de Logística dos Carabineiros, desmentiu os resultados do relatório. ;Se utilizássemos um elemento dessa natureza, em nível nacional, teríamos milhares de pessoas lesionadas;, disse. ;Os Carabineiros do Chile não empregam, dentro de seus protocolos, o uso da soda cáustica. Nem dentro dos protocolos de atuação, no controle da ordem pública e da multidão. A soda cáustica não se insere nem mesmo no manual do uso da força. Não existe nenhuma forma de poder utilizar esse produto no controle da ordem pública;, assegurou.
Dávila admitiu que o elemento químico presente na água usada pelos Carabineiros é o orto-clorobenzalmalononitrilo, ;que é amplamente empregado em nível internacional, cumprindo totalmente com a normativa;. Ele acrescentou que o elemento é usado por países como ;Estados Unidos, Reino Unido, muitos da Europa e a da América Latina;. ;Os Carabineiros do Chile o utilizam desde os anos 1970.; O presidente chileno, Sebastián Piñera, disse que as autoridades do país ;estão investigando esse tema;. ;Se o protocolo não foi cumprido, vamos corrigi-lo de imediato. (;) Os protocolos em matéria de água permitem agregar alguns químicos, mas não mais do que uma amostra de 2%;, declarou.
Constituição
Em uma consulta municipal voluntária e não vinculante considerada bem-sucedida, e que contou com a participação de mais de 2 milhões de pessoas, os chilenos confirmaram seu apoio a uma nova Constituição, para substituir a herdada da ditadura. A contagem preliminar totalizou 2,1 milhões de eleitores. Pelo menos 80% do total apoiaram a criação de uma nova Constituição, informou a Associação Chilena de Municípios. ;Ninguém pode se fazer de surdo quando mais de 2 milhões de pessoas estão dizendo que querem uma nova Constituição;, disse Germán Codina, prefeito do município de Puente Alto, localizado nos arredores de Santiago, destacando o sucesso da consulta.