Mundo

Defesa de diálogo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 19/12/2019 04:15


A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, pediu ao governo de Nicolas Maduro e à oposição venezuelana que voltem a dialogar em busca de uma saída para a crise que assola o país e que afeta os direitos sociais dos habitantes de maneira preocupante. ;Reitero meu apelo a todos e a todos os atores políticos da Venezuela para retomarem as negociações para encontrar uma solução e devolver a esperança à população;, disse a ex-presidente do Chile ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

Bachelet descreveu o grave cenário do país, listando diferentes atos de violência e intimidação, desnutrição infantil ou atos de milícias armadas e execuções extrajudiciais, o que foi refutado pelo representante venezuelano Jorge Valero, para quem a apresentação da alta comissária foi baseada em ;informações tendenciosas; e ;desequilibradas;.

Diante das eleições programadas para 2020, a chilena disse que ;é crucial garantir as liberdades públicas fundamentais para criar as condições necessárias para eleições livres, imparciais, críveis, transparentes e pacíficas;. Ela está preocupada com a suspensão da imunidade de cinco deputados da oposição ; já são 30 os que foram privados de proteção legal .


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação