Mundo

Novo presidente da Argélia presta juramento, apesar da oposição nas ruas

Abdelmadjid Tebboune, de 74 anos, foi eleito no primeiro turno das eleições para substituir Abdelaziz Buteflika

Agência France-Presse
postado em 19/12/2019 09:43
O novo presidente terá que enfrentar essas manifestações, que exigem o desmantelamento e a profunda renovação da classe políticaO novo presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, prestou juramento e assumiu o cargo nesta quinta-feira (19/12), uma semana após sua eleição, que foi alvo de boicote e protestos nas ruas do país, confirmaram jornalistas da AFP.

Tebboune, de 74 anos, foi eleito no primeiro turno das eleições para substituir Abdelaziz Buteflika, de quem foi primeiro-ministro e que se viu forçado a renunciar em abril devido a uma forte contestação popular chamada "Hirak", e que permanece até hoje.

O novo presidente terá que enfrentar essas manifestações, que exigem o desmantelamento e a profunda renovação da classe política, reivindicações negadas até agora.

[SAIBAMAIS]Os manifestantes veem em Tebboune uma extensão de Buteflika e não consideram sua escolha legítima.

A abstenção nas eleições de 12 de dezembro foi recorde.

"As eleições foram realizadas em um clima calmo e sereno e nos levarão a uma nova Argélia, conforme solicitado pelo povo", disse Abdelkader Bensalah, que liderava o governo de transição até agora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação