Mundo

Férias após o impeachment

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/12/2019 04:05
Trump sai de cena por duas semanas: descanso na Flórida

Antes de sair para um período de duas semanas de férias, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez ontem um balanço de seu terceiro ano de governo. Alvo de um processo de impeachment, o republicano destacou a boa situação econômica do país e uma série de avanços, como a licença-maternidade para funcionários.

No último ato oficial antes do descanso em seu luxuoso clube na Flórida, ele promulgou uma ampla lei orçamentária que inclui uma infinidade de medidas, desde políticas familiares a grandes orientações militares. ;Vou assinar nossa lei de defesa de US$ 738 bilhões;, anunciou o presidente no Twitter, embora o texto tenha sido, como sempre, o resultado de um acordo entre legisladores republicanos e democratas.

;A lei incluirá 12 semanas de licença-maternidade paga, um aumento salarial para nossos soldados, a criação da Força Espacial, o financiamento do muro na fronteira sul (...) e o aumento da idade legal para fumar para 21 anos;, acrescentou.

A Força Espacial se tornará o sexto ramo das forças armadas dos Estados Unidos, ao lado do Exército, da Força Aérea, da Marinha, do Corpo de Fuzileiros Navais e da Guarda Costeira. Até o momento, entretanto, nenhum financiamento adicional foi acordado para ela. Além disso, o Comando Espacial proposto por Trump continua sendo apenas um projeto.

O orçamento prevê um aumento de 3,1% nos salários dos membros das forças armadas, o maior reajuste em mais de uma década. E também estabelece sanções contra empresas que colaborarem com a construção do gasoduto russo Nord Stream 2, que, segundo Washington, serviria para fortalecer a presença de Moscou na Europa, mas que seus promotores consideram estratégico para o abastecimento do continente europeu.

A menos de um ano para as eleições presidenciais, o republicano de 73 anos parece determinado a capitalizar os bons resultados econômicos de sua gestão. ;O que alcançamos é algo incrível;, comemorou Trump, num evento de campanha em Michigan, na quinta-feira à noite.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação