Mundo

Tubo de ensaio

Fatos científicos da semana

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/12/2019 04:05
Fatos científicos da semana
Segunda-feira, 16
Cigarro eletrônico eleva risco de doença pulmonar

Um estudo publicado na revista American Journal of Preventive Medicine reforça os alertas sobre o uso de cigarros eletrônicos. Durante três anos (de 2013 a 2016), pesquisadores acompanharam 32 mil americanos que fazem uso desses vaporizadores e, ao fim do trabalho, constataram o aumento do risco de desenvolvimento das mesmas doenças pulmonares crônicas que os fumantes comuns. O trabalho desenvolvido no centro de pesquisa sobre tabaco da Universidade da Califórnia, em São Francisco, mostra que os consumidores de cigarros eletrônicos tinham 30% mais chances de desenvolver enfermidades como bronquite, asma e enfisema, em comparação com as pessoas que não usaram. Quando as pessoas utilizam vaporizadores e fumam cigarros ao mesmo tempo, o que é comum, o risco triplica. ;Concluímos que os cigarros eletrônicos são prejudiciais por si mesmos, com efeitos que ocorrem independentemente do consumo de tabaco convencional;, disse Stanton Glatz, professor de medicina e diretor do centro de pesquisa. Segundo os autores, trata-se do primeiro estudo que rastreia os vaporizadores por um período significativo e mostra o vínculo efetivo com doença pulmonar.


Terça-feira, 17
;Chiclete; milenar desvenda o DNA

Uma ;goma de mascar; com mais de 5 mil anos de idade guardava segredos espetaculares, desvendados por pesquisadores da Universidade de Copenhague. Na análise do DNA humano que o caule de bétula continha, os cientistas conseguiram estabelecer que a pessoa que o havia mascado era uma mulher, provavelmente de olhos azuis, pele e cabelos escuros. Detectaram ainda os germes que a boca hospedava e a composição de suas refeições. ;Pela primeira vez, um genoma humano antigo e completo foi recuperado de algo que não ossos ou dentes;, disse Hannes Schroeder, coautor do estudo, publicado na revista Nature Communications. O material, ;uma pasta enegrecida, obtida da casca de bétula aquecida;, foi descoberto durante escavações arqueológicas realizadas pelo Museu Lolland-Falster em Syltholm, no sul da Dinamarca. Segundo o estudo, a pessoa que o mascou era geneticamente mais próxima dos caçadores-coletores da Europa continental do que dos da Escandinávia central.


Quarta-feira, 18
Testada a origem do ;mal da vaca louca;

Pesquisadores acreditam ter descoberto a possível origem da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), mais conhecida como ;mal da vaca louca;. Há várias hipóteses para explicar a aparição da doença no Reino Unido, nos anos de 1980, mas nenhuma havia sido verificada de forma experimental. A equipe do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA, na sigla em francês) conseguiu. A EEB pertence à família das doenças associadas aos príons, que são proteínas que, ao adotar forma anormal, podem se tornar patogênicas. Os cientistas manipularam geneticamente ratos que passaram a fabricar o príon de origem bovino. Segundo Olivier Andreoletti, diretor do estudo, as cobaias demonstram ;o que aconteceria caso se expusesse as vacas a esse tipo de príons;. O trabalho foi detalhado na revista Pnas.


Sexta-feira, 20
Cápsula espacial sofre pane

Lançada de Cabo Canaveral em um teste considerado crucial para a agência espacial norte-americana, a cápsula espacial Starliner, da Boeing, não vai acoplar na Estação Espacial Internacional (ISS) e terá que retornar à Terra até amanhã, por conta de uma anomalia informática ocorrida após sua separação do foguete. Imagens exibidas pela Nasa mostram que os primeiros minutos do voo transcorreram normalmente. Contudo, a inserção orbital não alcançou a trajetória adequada para alcançar a ISS. O piloto automático da cápsula a levou a tentar mudar de posição, mas consumiu muito combustível na tentativa. Os engenheiros da Boeing colocaram a nave em uma nova órbita, o que lhe permitirá retornar à Terra em 48 horas, disse Jim Chilton, vice-presidente da empresa. O Starliner é um dos modelos encomendados pela Nasa para levar seus astronautas de volta ao espaço a partir de 2020.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação