postado em 22/12/2019 04:05
As mulheres vivem mais do que os homens, mas também se cuidam mais. Como isso tem se refletido no processo de envelhecimento feminino?
Existe ainda, no Brasil, uma cobrança muito maior das mulheres em relação ao ideal de beleza, comparado ao que ocorre com os homens da mesma faixa etária. Ao mesmo tempo, no geral, as mulheres cuidam-se mais e, portanto, podem enfrentar outros efeitos do envelhecimento sobre o corpo de forma muito melhor. Algumas lidam bem com essas marcas porque têm outros projetos na vida, sentem-se bem naquilo que escolheram como atividade profissional ou outra atividade principal e convivem bem com essas mudanças. Devemos estar atentos, pois não existe uma velhice globalizada. Cada um envelhece de um modo singular. Ao mesmo tempo, já presenciamos, em nossa época, um outro olhar sobre o envelhecimento feminino. Poucos anos atrás, as mulheres não assumiam, por exemplo, os cabelos brancos. Hoje, isso se tornou até comum e admirado quando se transmite um estilo singular.
Como as mulheres podem lidar melhor com o envelhecimento?
Com certeza, o fato de vivermos mais implica que teremos de enfrentar mais os efeitos da passagem do tempo, mas isso não implica acumular patologias do envelhecimento. Convivo e atendo no consultório, há muitos anos, mulheres com mais de 80, e até mais de 90 anos, que conduzem bem suas vidas, cuidam do corpo, alimentam-se de pequenos prazeres diários, fazem atividades e dizem estar em um ótimo momento. Já criaram os filhos, não precisam se adaptar a tantos horários e muitas dizem se sentir mais livres. A passagem do tempo traz para alguns sujeitos uma oportunidade de reverem escolhas e, mesmo quando precisam de profissionais da área para viverem melhor, isso não se torna um problema. Algumas mulheres buscam algumas práticas e tratamentos com esse objetivo. A psicanálise pode ser uma delas, mas o fundamental é que cada um aprenda a tratar o imponderável da passagem do tempo sem fazer dele um campo de lamentações.
Acredita que hoje estamos vendo o envelhecimento de uma forma distinta?
Jamais em outra época de nossa história, o homem pode prologar dessa forma sua vida e, portanto, a velhice passa a ser um conceito novo. Vivemos mais porque ocorreu uma série de descobertas, em especial na ciência, que nos permitiu enfrentar uma gama de doenças. Isso faz com que, hoje, consigamos distinguir o envelhecimento de uma série de patologias. Envelhecer não implica adoecer. A menopausa, por exemplo, faz parte do envelhecimento normal, mas as mudanças hormonais causam efeitos sobre o corpo. Algumas mulheres ressentem-se de alguns efeitos da menopausa, enquanto outras vivem esse período de maneira criativa.