Mundo

Rainha elogia compromisso ambiental dos jovens

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 26/12/2019 04:14
A monarca em Sandringham, onde participou de missa com a família real

Em sua mensagem natalina, a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, celebrou este ano o compromisso da juventude diante da crise climática. ;Os desafios que muita gente enfrenta no presente são, talvez, distintos dos que minha geração enfrentou, mas estou surpresa com a maneira como as novas gerações demonstram um senso de dever diante de problemas como a proteção do meio ambiente e do clima;, elogiou a monarca, 93 anos.

Não houve uma citação específica ao nome de Greta Thunberg, 16 anos, que liderou as mobilizações e inspirou milhares de jovens ao redor do mundo. A adolescente sueca terminou 2019 escolhida personalidade do ano pela revista Time, e foi atacada por governantes como os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro.

Elizabeth II também abordou questões do Reino Unido, bem como assuntos familiares. A monarca ressaltou que ela e o marido, príncipe Philip, estão orgulhosos da chegada de um novo membro à família real com o nascimento em maio de Archie, filho do príncipe Harry e de Meghan Markle.

As palavras da rainha, porém, contrastaram com a ausência de Harry e Meghan nas fotografias que decoravam o escritório da soberana durante o pronunciamento transmitido pela televisão, e que geraram grande debate entre os britânicos. O duque e a duquesa de Sussex não passam as festas de fim de ano com a família real. O casal foi com o filho para o Canadá, onde a americana viveu por sete anos quando trabalhava como atriz na série Suits.

Brexit

Elizabeth II também falou sobre os obstáculos enfrentados depois que a sociedade britânica se dividiu por causa do Brexit. ;Podemos fazer coisas positivas quando deixamos de lado as diferenças do passado e nos unimos através da amizade e da reconciliação;, afirmou. ;Com frequência, são os pequenos passos, em vez dos passos de gigantes, que trazem as mudanças mais duradouras;, defendeu a rainha.

Ontem, Elizabeth II assistiu à missa de Natal, em Sandringham, sem a companhia do marido, que foi internado recentemente para observação. A grande sensação do evento foi a participação, pela primeira vez, dos príncipes George, 6 anos, e Charlotte, de 4. As crianças chegaram à Igreja de Santa Maria Madalena, ao lado dos pais, o príncipe William e a duquesa Kate Middleton.

Também chamou a atenção a presença do príncipe Andrew, 59 anos, na missa. Envolvido num polêmica por sua ligação com o falecido financista Jeffrey Epstein, acusado de exploração sexual de menores, ele chegou com seu irmão mais velho, o príncipe Charles. Há pouco tempo, por conta do escândalo, Andrew foi ;aposentado; de suas funções reais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação