Mundo

Ataque armado contra posto de gasolina deixa seis mortos no México

Outros três feridos chegaram por meios próprios ao hospital

Agência France-Presse
postado em 28/12/2019 19:40
Um ataque armado contra um posto de gasolina deixou seis mortos na madrugada deste sábado (28) no município de Uriangato, estado mexicano de Guanajuto (centro), informaram autoridades locais.

O ataque foi registrado pouco antes das 04H00 locais (07H00 de Brasília), quando homens armados chegaram em carros e começaram a atirar contra funcionários do posto e outras pessoas que estavam do lado de fora de um bar vizinho, informou a Polícia municipal.

"Foram localizadas cinco pessoas falecidas. No local, outras três pessoas ficaram feridas e foram imediatamente trasladadas para cuidados médicos; uma delas infelizmente perdeu a vida quando era atendida", informou um boletim da polícia de Uriangato.

Outros três feridos chegaram por meios próprios ao hospital.

Segundo veículos de imprensa locais, entre as vítimas estão pelo menos dois funcionários do posto, embora se desconheça se morreram ou ficaram feridos.

As autoridades estão analisando imagens de câmeras de segurança para identificar os veículos e as pessoas que realizaram o ataque.

Guanajuato, um dos centros industriais mais importantes do México, concentra grandes fabricantes mundiais de automóveis, aviões e outras manufaturas pesadas.

Estas atividades, assim como a presença de uma importante infraestrutura energética, atraem grupos criminosos, como o cartel Jalisco Nova Geração e o cartel de Santa Rosa de Lima que, além do narcotráfico, se dedicam a atividades como extorsão, sequestro e roubo de combustível.

Desde dezembro de 2006, quando o governo federal lançou uma polêmica operação militar antidrogas, o México contabiliza cerca de 275.000 homicídios, segundo cifras oficiais, que não detalham quantos destes casos seriam ligados ao crime organizado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação