Mundo

Curtas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/12/2019 04:14

Hong Kong
Polícia prende jovens
A polícia de Hong Kong prendeu pelo menos 15 pessoas durante confrontos com manifestantes pró-democracia que entraram em um shopping perto da fronteira chinesa para denunciar a chegada de turistas chineses que iriam às compras. Vestidos com roupas civis e carregando bastões, policiais (foto) detiveram, inclusive, um adolescente de 14 anos, que estava se manifestando no centro comercial do bairro Sheung Shui, forçando as lojas a fecharem. A polícia de choque foi responsável por apoiar os agentes, usando spray de pimenta para dispersar os moradores que protestavam contra as prisões. Após a saída da polícia, alguns manifestantes permaneceram em uma passarela próxima, atacando os transeuntes que seriam turistas chineses.



China
prostitutas libertadas
Legisladores chineses votaram pela abolição do sistema ;prisão e educação;, que permite à polícia manter em detenção prostitutas e seus clientes por até dois anos sem acusação, informou a agência Xinhua. Em vigor por quase três décadas, o sistema não existirá mais a partir de hoje, e os detidos em centros educacionais deverão ser libertados imediatamente, informou a agência. ;As trabalhadoras do sexo nesses centros são submetidas a violência policial, trabalho forçado, testes obrigatórios para doenças sexualmente transmissíveis, humilhação e violência física;, disse Shen Tingting, responsável da organização Asia Catalyst, uma associação que defende os direitos das comunidades marginalizadas. A prostituição, ilegal na China, é generalizada, com um número estimado de profissionais do sexo na casa dos milhões.



Vida selvagem
rinoceronte mais velha
A rinoceronte Fausta, considerada a mais velha do mundo, morreu na Tanzânia, aos 57 anos, na zona de conservação de Ngorongoro. Ela foi encontrada por um cientista da Universidade de Dar Es Salaam na cratera de Ngorongoro em 1965, quando tinha entre 3 e 4 anos. A saúde de Fausta começou a piorar em 2016, quando teve de ficar em cativeiro, após ser atacada por hienas e sofrer ferimentos graves. Mas ela viveu maior parte de sua vida em estado selvagem. Sana, uma rinoceronte branca fêmea, foi considerada a mais velha do mundo quando morreu em 2017, aos 55 anos, no zoológico Plan;te Sauvage, no noroeste da França. A expectativa de vida de um rinoceronte na vida selvagem é de 37 e 43 anos, enquanto eles podem viver até os 50 em cativeiro.



Egito
Acidentes matam 28
Pelo menos 28 pessoas morreram em dois acidentes de trânsito no Egito, que deixaram dois turistas asiáticos e trabalhadores da indústria têxtil mortos. O mais letal ocorreu quando um ônibus que transportava funcionários da indústria têxtil se chocou com um veículo em uma estrada entre as cidades de Porto Said e Damietta (norte). Pelo menos 22 pessoas morreram e outras oito ficaram feridas. A fatalidade ocorreu poucas horas depois de dois ônibus com turistas colidirem com um caminhão no leste do Cairo, segundo as forças de segurança. Duas mulheres malaias e um indiano morreram, assim como o motorista do ônibus, um guia e um agente de segurança, os três de nacionalidade egípcia. Os acidentes de trânsito são comuns no Egito, onde as estradas estão em mau estado de conservação.



El Salvador
pedido de julgamento
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) solicitou para o Estado de El Salvador julgar os crimes cometidos durante a guerra civil (1980-1992) e proteger a diversidade sexual, entre outras recomendações após uma visita de 2 a 4 de dezembro. Depois de ouvir as vítimas do conflito armado, a Comissão solicitou a aprovação de uma Lei Nacional de Reconciliação, de acordo com as normas interamericanas, relativas à responsabilidade dos autores de violações graves dos direitos humanos. A guerra civil salvadorenha, que terminou com a assinatura de acordos de paz entre o governo e os guerrilheiros, em 16 de janeiro de 1992, deixou cerca de 75 mil mortos e mais de 7 mil desaparecidos. A CIDH também solicita a adoção de um plano para a proteção dos direitos da comunidade LGBTIA+, incluindo seu acesso à justiça, à educação, à saúde e ao emprego.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação