Mundo

Para saber mais

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/12/2019 04:15
Desaparecimento de bactéria

O microbioma intestinal é um delicado ecossistema composto por bilhões e bilhões de micro-organismos ; especialmente, bactérias ; que reforçam o sistema imunológico, protegem contra vírus e patógenos, e ajudam a absorver nutrientes e na produção energia. Um estudo recente feito com a ajuda de um homem morto há 5,3 mil anos demonstrou que o o processo de industrialização nos países ocidentais afetou profundamente o funcionamento dessa importante flora.

Os pesquisadores da Eurac Research e da Universidade de Trento examinaram as bactérias presentes no intestino de ;tzi, o ;homem de gelo;, encontrado em 1991 nos Alpes ;tzal, fronteira da Itália com a Áustria. Devido ao congelamento, o corpo estava completamente preservado e, desde então, tem sido utilizado em diversos estudos científicos.

Eles sequenciaram o DNA de ;tzi e conseguiram identificar o conjunto de bactérias que colonizavam o intestino do homem. Depois, o compararam ao microbioma de populações contemporâneas não ocidentalizadas (da Tanzânia e de Gana, em particular), que não têm hábito de processar alimentos e têm práticas de higiene e estilo de vida não ocidentalizados. Por fim, fizeram a comparação com a composição da microbiota dos ocidentais. Os cientistas constataram que, nesses últimos, uma cepa da bactéria ;do bem; Prevotella copri é inexistente. Ela está presente em ;tzi e nas populações não ocidentalizadas.

Para os pesquisadores, isso mostra que as mudanças nos hábitos alimentares, especialmente no que diz respeito ao processamento dos alimentos, fez com que o micro-organismo desaparecesse do organismo dos ocidentais. Eles ainda não sabem o impacto disso para a saúde. (PO)



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação