Mundo

Inundações deixam 43 mortos na Indonésia

As fortes chuvas na megalópole de Jacarta, onde vivem quase 30 milhões de pessoas, transformaram vários bairros em terrenos dominados por carros virados entre edifícios parcialmente destruídos

Correio Braziliense
postado em 03/01/2020 07:56
Mais de 190 mil habitantes foram levados para abrigos temporários e milhares de pessoas não podem retornar para suas casasOs serviços de emergência continuavam procurando várias pessoas desaparecidas nesta sexta-feira (3/1) na região de Jacarta, após as inundações e deslizamentos de terra de 31 de dezembro de 2019 que deixaram pelo menos 43 mortos.

As fortes chuvas na megalópole de Jacarta, onde vivem quase 30 milhões de pessoas, transformaram vários bairros em terrenos dominados por carros virados entre edifícios parcialmente destruídos.

Mais de 190 mil habitantes foram levados para abrigos temporários e milhares de pessoas não podem retornar para suas casas, que continuam alagadas.

"Sugerimos às pessoas com casas inundadas que sigam para locais mais seguros", afirmou Agus Wibowo, porta-voz da agência nacional de gestão de desastres.

Saiba Mais

De acordo com a agência, 43 pessoas morreram na região metropolitana de Jacarta e em Lebak, que fica no extremo sul da ilha de Java.

A água foi drenada em grande parte das áreas afetadas e a energia elétrica, que foi cortada em muitos bairros, está sendo restabelecida.

Os serviços de resgate anunciaram uma operação nesta sexta-feira para retirar os moradores dos bairros mais afetados, especialmente as crianças e os idosos, que continuam bloqueados em suas casas.

"Hoje vamos concentrar nossas buscas em 11 pontos que continuam inundados, para retirar mais pessoas", afirmou Yusuf Latif, porta-voz da agência nacional de resgates.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags