Mundo

Após morte de general, Irã afirma que irá enriquecer urânio sem restrições

O limite de enriquecimento de urânio estava previsto em acordo nuclear

Correio Braziliense
postado em 05/01/2020 16:27
Em 2018, Trump saiu do acordo nuclear com o Irã Mais um dia de tensão: após o parlamento iraniano votar a favor de expulsar as tropas dos Estados Unidos do país, o Irã anunciou neste domingo (5/1) que se desligará do acordo nuclear, assinado em 2015, que fixava um limite para o enriquecimento de urânio. Agora, a produção do elemento químico não terá mais limites. 
 
A decisão ocorre quase dois anos após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também deixar o acordo. Nesta tarde, o Conselho de Segurança Nacional do país realizou um encontro de emergência para discutir as políticas nucleares após o assassinato do general Qassim Soleimani's, em um ataque americano. 
 
Em comunicado, o governo, porém, disse que manteria a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica — que fiscaliza o programa nuclear de Teerã — caso as sanções contra o país, impostas pelos EUA, fossem removidas e os interesses do Irã fossem garantivos. 
 
O urânio é um dos componentes que podem servir para a produção de armas nucleares.  
 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags