Mundo

Brasileiros escrevem tuítes em persa para iranianos, e eles leem!

As mensagens, que misturam brincadeira e críticas à execução de general iraniano pelos EUA, viraram tema de reportagem na televisão do país do Oriente Médio

Correio Braziliense
postado em 06/01/2020 17:27

Apresentador da Iran International TV comenta os tuítes brasileiros sobre a morte de generalA execução do general iraniano Qassem Soleimani pelos Estados Unidos, na sexta-feira (3/1) passada, gerou o temor de que se iniciasse ali um conflito mundial. E, como de costume, os internautas brasileiros reagiram com um misto de tom crítico e brincadeira

 

Nos dias seguintes aos ataques, o Twitter foi invadido por uma série de mensagens escritas em persa pelos brasileiros — muito provavelmente com a ajuda do Google Tradutor.

Nos textos, entre fotos da cantora Gretchen e da apresentadora Andressa Urach, pedidos para que o Irã não ataque o Brasil e críticas ao presidente Jair Bolsonaro, que costuma manifestar alinhamento às políticas norte-americanas. 

 

Reportagem na tevê

Os tuítes acabaram chegando ao destinatário, e a Iran International TV preparou uma reportagem sobre as mensagens brasileiras. "A Iran International TV acompanhou nos últimos dias a ampla cobertura da morte de Soleimani nas mídias sociais, em especial no Twitter, muito gerada pela reação dos usuários brasileiros nas mídias sociais, gerando uma avalanche de notícias no Brasil", disse um dos apresentadores do canal. 

 

A emissora também compilou alguns desses tuítes, que incluíam mensagens como "Quero avisar que o povo brasileiro não concorda com a opinião do presidente dos Estados Unidos"; "Caros amigos iranianos, estou com vocês" e "Pelo amor de Deus, nos deixem loge dessa briga". 

 

Assista à reportagem da tevê iraniana sobre os tuítes brasileiros: 

 

  

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags