Mundo

Fumaça de incêndios florestais da Austrália chegou ao Brasil

Os incêndios que devastam a Austrália desde setembro destruíram uma área equivalente à Irlanda, oito milhões de hectares, causando 24 mortes

Correio Braziliense
postado em 07/01/2020 21:04

Os incêndios que devastam a Austrália desde setembro destruíram uma área equivalente à Irlanda, oito milhões de hectares, causando 24 mortesA fumaça dos incêndios florestais na Austrália chegou nesta terça-feira ao sul do Brasil, informou através do Twitter a Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Na postagem, o Inpe incluiu imagens de satélites, que mostram a fumaça no Rio Grande do Sul. 

 

A empresa privada de meteorologia  MetSul também informou no Twitter sobre a chegada da nuvem de fumaça a Porto Alegre, capital do estado, mas enfatizou que "a presença de fumaça da Austrália no céu é quase imperceptível, a despeito do satélite mostrar que há fumaça na atmosfera sobre a Grande Porto Alegre".

 

Na segunda-feira, a Diretoria de Meteorologia do Chile informou que a fumaça dos incêndios na Austrália era visível no Chile e na Argentina.

 

A fraca nuvem que está a 6.000 metros de altitude percorreu mais de 12.000 quilômetros para chegar à América do Sul, sem gerar efeitos nocivos à saúde de seus habitantes, afirmou a instituição chilena.

 

Os incêndios que devastam a Austrália desde setembro destruíram uma área equivalente à Irlanda, oito milhões de hectares, causando 24 mortes.

 

Depois de um fim de semana catastrófico, os bombeiros australianos apoiados por equipes dos Estados Unidos e do Canadá aproveitaram algumas chuvas e uma queda de temperatura para avançar no controle dos focos.

 

Enquanto isso, o governo enviou reservistas do Exército às áreas devastadas e anunciou liberação de 1,4 bilhão de dólares em dois anos para ajudar às vítimas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags