Mundo

Milhões de indianos em greve contra a política governamental

O objetivo dessa ação é denunciar o que os sindicatos chamam de política ''contra os trabalhadores e o povo'' por parte do primeiro-ministro indiano Narendra Modi

Correio Braziliense
postado em 08/01/2020 10:16
Os manifestantes bloquearam estradas e ferroviasMilhões de indianos entraram em greve nesta quarta-feira (8/1), segundo os sindicatos, para protestar contra a política do governo, criando um verdadeiro caos no setor dos transportes

O objetivo dessa ação é denunciar o que os sindicatos chamam de política "contra os trabalhadores e o povo" por parte do primeiro-ministro indiano Narendra Modi. 

Os sindicatos pretendem, entre outras coisas, denunciar a recente privatização de empresas públicas e recursos naturais e exigir um aumento no salário mínimo e nas pensões. 

Camponeses e estudantes se juntaram aos protestos apoiados por dez sindicatos que alegam representar um total de 250 milhões de pessoas. 

Os manifestantes bloquearam estradas e ferrovias. 

Nas manifestações, também foram ouvidos slogans contra a lei da cidadania, considera antimuçulmana por aqueles que a denunciam e cuja adoção, em 11 de dezembro, causou imensas manifestações em todo o país, deixando ao menos 25 mortes. 

Os serviços de ônibus e trens, assim como os bancos estaduais, foram os mais afetados pelo movimento nacional de greve, organizado apesar das advertências do governo sobre as consequências às quais as pessoas envolvidas foram expostas. 

O governo ameaçou os grevistas com retenções salariais e sanções disciplinares. 

Saiba Mais

No estado de Bengala Ocidental, grevistas atacaram ferrovias e estradas principais. 

Queimaram pneus em uma grande artéria na capital Calcutá. 

Os manifestantes agitavam bandeiras vermelhas pela megalópole. 

A polícia disse que houve alguns confrontos entre apoiadores e oponentes da greve, tanto em Calcutá quanto em outras regiões. 

Os estados de Bihar e Odisha (leste), Maharashtra (oeste) Haryana (norte) e Kerala e Karnataka (sul) também foram afetados. 

Alguns funcionários, que trabalhavam para empresas estatais do setor de petróleo e carvão, aderiram à greve. 

Os partidos de oposição apoiaram os grevistas. 

Oposição e sindicatos se opõem ao movimento de privatização empreendido pelo governo para tentar conter a desaceleração econômica. 

Na terça-feira, o Escritório de Estatísticas do Governo anunciou que o crescimento anual diminuiria para 5% em 2020, o menor em 11 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags