Mundo

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy será julgado por corrupção

Sarkozy deve enfrentar a Justiça no caso conhecido na França como o ''escândalo da escuta''

Correio Braziliense
postado em 08/01/2020 11:54
O julgamento é baseado nas conversas telefônicas entre Sarkozy e seu advogadoO ex-presidente Nicolas Sarkozy se tornará em outubro o primeiro ex-chefe de Estado francês julgado por corrupção - anunciou o Tribunal Correcional de Paris nesta quarta-feira (8/1).

Sarkozy deve enfrentar a Justiça no caso conhecido na França como o "escândalo da escuta".

Suspeita-se que o ex-presidente tenha tentado obter, no início de 2014, por intermédio de seu advogado Thierry Herzog, informações secretas de um ex-magistrado em um processo que o afetava (o chamado "caso Bettencourt"), em troca de apoiar esse juiz a obter um posto em Mônaco.

O julgamento, que será realizado de 5 a 22 de outubro, começará assim que os recursos de Sarkozy forem esgotados para evitar o processo.

Saiba Mais

Aposentado da vida política desde 2016, o ex-presidente também será julgado em breve por "financiamento ilegal" de sua campanha de 2012.

Em suas descobertas publicadas em 2017, as autoridades judiciais financeiras compararam os métodos de Sarkozy aos de "um criminoso experiente".

O julgamento é baseado nas conversas telefônicas entre Sarkozy e seu advogado, nas quais o ex-chefe de Estado usava um telefone especial e um nome falso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags