Mundo

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy será julgado por corrupção

Sarkozy deve enfrentar a Justiça no caso conhecido na França como o ''escândalo da escuta''

Agência France-Presse
postado em 08/01/2020 11:54
O julgamento é baseado nas conversas telefônicas entre Sarkozy e seu advogadoO ex-presidente Nicolas Sarkozy se tornará em outubro o primeiro ex-chefe de Estado francês julgado por corrupção - anunciou o Tribunal Correcional de Paris nesta quarta-feira (8/1).

Sarkozy deve enfrentar a Justiça no caso conhecido na França como o "escândalo da escuta".

Suspeita-se que o ex-presidente tenha tentado obter, no início de 2014, por intermédio de seu advogado Thierry Herzog, informações secretas de um ex-magistrado em um processo que o afetava (o chamado "caso Bettencourt"), em troca de apoiar esse juiz a obter um posto em Mônaco.

O julgamento, que será realizado de 5 a 22 de outubro, começará assim que os recursos de Sarkozy forem esgotados para evitar o processo.

[SAIBAMAIS]Aposentado da vida política desde 2016, o ex-presidente também será julgado em breve por "financiamento ilegal" de sua campanha de 2012.

Em suas descobertas publicadas em 2017, as autoridades judiciais financeiras compararam os métodos de Sarkozy aos de "um criminoso experiente".

O julgamento é baseado nas conversas telefônicas entre Sarkozy e seu advogado, nas quais o ex-chefe de Estado usava um telefone especial e um nome falso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação