Mundo

Harry e Meghan se afastam da realeza e querem independência financeira

Harry atualmente é o sexto na linha sucessória ao trono, mas já mostrava sinais de afastamento da família real

Correio Braziliense
postado em 08/01/2020 16:36

Príncipe Harry, Meghan Markle e ArchieO duque e a duquesa de Sussex, Harry e Meghan, anunciaram, nesta quarta-feira (8/1), que vão se afastar das principais funções como integrantes da família real. Agora, os pais de Archie dividirão o tempo entre o Reino Unido e a América do Norte — origem de Meghan Markle. O objetivo do casal é "trabalhar para atingir a independência financeira", já que, dentro da estrutura atual da realeza, eles não podem trabalhar.

 

Ainda de acordo com o comunicado, Harry e Meghan querem "carvar um papel novo e progressivo dentro dessa instituição". O duque e a duquesa ressaltaram que pretendem continuar apoiando "totalmente" a rainha, avó de Harry. A decisão foi tomada após meses de reflexão, segundo a página do casal no Instagram. 

 

Outro motivo para a mudança seria criar o filho do casal — Archie Harrison Mountbatten-Widsor, que nasceu em maio de 2019 — com um equilíbrio entre os deveres da família real e mais privacidade. Harry e Meghan prometerem, ainda, lançar uma nova entidade de caridade no futuro. 

 

Uma publicação compartilhada por (@sussexroyal) em

 

 

Harry atualmente é o sexto na linha sucessória ao trono, depois do pai Charles, o irmão William e os três sobrinhos. 

 

Em resposta ao anúncio, o Palácio de Buckingham (casa da família real de Windsor), também divulgou um comunicado: "As discussões com o Duque e a Duquesa de Windsor ainda estão em estágio inicial. Nós entendemos o desejo deles de adotar uma abordagem diferente, mas essas são questões complicadas com resoluções demoradas". 

Repercussão 

 

O anúncio não surpreendeu quem acompanha a família real inglesa. No fim de 2019, Meghan participou de um documentário no qual revelou suas dificuldades com a maternidade devido a invasões da imprensa e do público. Em outubro, a duquesa entrou na Justiça contra um tabloide britânico, alegando que o jornal publicou de modo ilícito uma correspondência particular. Pouco depois, Harry admitiu que ele e William estão em "caminhos diferentes".

 

No Natal, a rainha Elizabeth II divulgou um tradicional vídeo com mensagem de fim de ano. Na mesa da matriarca, vários porta-retratos mostravam os membros da família real — menos Harry, Meghan e Archie. 

 

O assunto virou um dos mais comentados na internet e ocupou o topo dos Trending Topics do Twitter. Muitos internautas aproveitaram a situação para fazer piada, principalmente com a série The Crown (Netflix), que retrata a vida da família real, e com o fato de Meghan Markle ter sido atriz durante muitos anos antes de se casar com Harry.

 

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags