Mundo

Irã garante na ONU 'pleno respeito' à soberania no Iraque

Embaixador do Irã na ONU diz que país se compromete em "manter a paz e a segurança internacionais"

Agência France-Presse
postado em 08/01/2020 21:36
embaixador do Irã na ONUO Irã garantiu nesta quarta-feira em carta enviada à ONU seu "pleno respeito" à soberania e à integridade territorial do Iraque, após Teerã disparar 22 mísseis contra bases iraquianas que abrigam soldados americanos.

Em carta ao secretário-geral das Nações Unidas e ao Conselho de Segurança, o embaixador do Irã na ONU, Majid Takht Ravanchi, destaca que seu país tem "pleno respeito pela independência, soberania, unidade e integridade territorial da República do Iraque".

"A operação foi precisa e visou alvos militares para não causar danos colaterais a civis e instalações civis na área", acrescentou o diplomata iraniano na carta.

O Irã se compromete a "manter a paz e a segurança internacionais e a enfatizar que não busca a escalada ou a guerra", disse Ravanchi.

O ministério das Relações Exteriores iraquiano, que convocou o embaixador iraniano, destacou em comunicado que "o Iraque é um país independente (...) e não permitirá ser convertido em campo de batalha".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação