Mundo

Espanha: líder de extrema esquerda é confirmado vice-presidente do governo

O objetivo das quatro vice-presidências será enfrentar ''cada uma das transformações de que o país precisa''

Correio Braziliense
postado em 09/01/2020 11:27
Pablo Iglesias líder do partido de esquerda radical Podemos é confirmado vice-presidente do governoO líder do partido de esquerda radical Podemos, Pablo Iglesias, foi confirmado oficialmente, nesta quinta-feira (9/1), como um dos quatro vice-presidentes do futuro governo espanhol de Pedro Sánchez.

Iglesias terá "uma vice-presidência de Direitos Sociais", disse o gabinete do socialista Sánchez, que deve anunciar a composição completa de seu governo na próxima semana.

Além dele, haverá três vice-presidentes, que serão oficializados posteriormente.

No momento, são conhecidos dois nomes: o da socialista Carmen Calvo, que continuará em seu cargo e se encarregará da gestão da crise catalã; e o da tecnocrata Nadia Calviño, atual ministra da Economia e futura vice-presidente para Economia.

"Pela primeira vez em nossa história, a Espanha terá três mulheres vice-presidentes do governo", informou o Moncloa, sede do governo.

Saiba Mais

O objetivo das quatro vice-presidências será enfrentar "cada uma das transformações de que o país precisa".

Sánchez garantiu sua posse como presidente do Governo espanhol com o apoio do Podemos e de vários partidos regionais, incluindo os separatistas da esquerda republicana da Catalunha.

O Executivo do líder socialista será o primeiro governo de coalizão na Espanha desde 1936, quando a esquerda governou a chamada Frente Popular, desfeita meses depois por um golpe militar que levou a uma guerra civil de três anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags