Mundo

Trump enviou mensagem de 'feliz aniversário' para líder norte-coreano

Em um documento oficial de Washington que impunha sanções à Coreia do Norte, há uma menção à data de 8 de janeiro de 1984 como seu nascimento

Correio Braziliense
postado em 10/01/2020 11:11
A Coreia do Norte nunca confirmou oficialmente a idade de Kim Jong-unO presidente americano, Donald Trump, desejou "feliz aniversário" ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, em um momento de ponto morto das conversas bilaterais sobre a questão nuclear - informaram fontes de Seul, nesta sexta-feira (10/1).

A Coreia do Norte nunca confirmou oficialmente a idade de Kim, nem sua data de nascimento, mas Dennis Rodman, ex-jogador de basquete americano e amigo do líder de Pyongyang, cantou-lhe "Happy Birthday" ("Feliz Aniversário") em um evento esportivo na capital norte-coreana em 8 de janeiro de 2014.

Em um documento oficial de Washington que impunha sanções à Coreia do Norte, há uma menção à data de 8 de janeiro de 1984 como seu nascimento, mas não se descarta que seja um ou dois anos mais velho.

Na quarta-feira (8/1), o conselheiro sul-coreano para Segurança Nacional, Chung Eui-yong, reuniu-se com Trump em Washington e, nesta sexta, ao voltar para Seul, disse que o presidente americano "desejou feliz aniversário a Kim Jong-un e pediu ao presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que lhe transmita a mensagem".

E assim foi feito, segundo o funcionário sul-coreano, sem dar detalhes.

Os contatos entre as duas Coreias estão paralisados. Desde o colapso da cúpula Kim-Trump, em Hanói, no ano passado, Pyongyang fez várias investidas contra a Coreia do Sul.

Além disso, em um discurso de Ano Novo, Kim declarou o fim da moratória de seu regime sobre os testes de mísseis balísticos nucleares. Também ameaçou testar uma "nova arma estratégica".

Trump e Kim se reuniram três vezes desde junho de 2018, mas não houve um avanço tangível das negociações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags