Mundo

Estados Unidos reduz voos para Cuba para diminuir turismo na ilha

O departamento de Estado destacou que a proibição de voos afeta nove aeroportos, e anunciou um prazo de 60 dias para que as companhias que oferecem estas viagens suspendam suas operações

Correio Braziliense
postado em 10/01/2020 20:06

O departamento de Estado destacou que a proibição de voos afeta nove aeroportos, e anunciou um prazo de 60 dias para que as companhias que oferecem estas viagens suspendam suas operaçõesOs Estados Unidos reduziram nesta sexta-feira drasticamente os voos autorizados a ir a Cuba, na tentativa de diminuir as receitas do turismo para a ilha comunista. 

 

O secretário de Estado, Mike Pompeo, disse que os voos fretados só poderão se dirigir a Havana, e não a outros aeroportos - um passo já dado nos no caso de voos comerciais.

 

"A medida de hoje evitará que o regime cubano se beneficie dos serviços charter ampliados após a decisão de 25 de outubro de 2019, que suspendeu o serviço aéreo comercial para aeroportos de Cuba exceto o de Havana".

 

"As restrições afetarão ainda mais a capacidade do regime cubano de obter receita, que usa para financiar sua repressão contínua ao povo cubano e seu apoio desmedido ao ditador Nicolás Maduro na Venezuela", afirmou Pompeo. 

 

O departamento de Estado destacou que a proibição de voos charter afeta nove aeroportos em Cuba, e anunciou um prazo de 60 dias para que as companhias que oferecem estas viagens suspendam suas operações.

 

O órgão revelou ainda que emitirá um decreto limitando o número de voos charter permitidos dos Estados Unidos para o Aeroporto Internacional José Martí, de Havana. 

 

"Ao suspender os voos fretados para esses nove aeroportos cubanos, os Estados Unidos impedem ainda mais o regime cubano de obter acesso a moeda forte dos viajantes dos Estados Unidos".

 

O presidente Donald Trump inverteu drasticamente a política de abertura em relação a Cuba estabelecida por seu antecessor Barack Obama. 

 

Cuba, que nega tais afirmações e considera que as sanções violam os direitos de seus cidadãos, repudiou a nova decisão.

 

"Rejeito energicamente a nova proibição do governo dos #EEUU de voos charter para #Cuba exceto #Havana e a restrição do número para este. É grave violação dos direitos humanos, da liberdade de viajar de americanos e impede a reunificação familiar. #CubaVsBloqueo", tuitou o chanceler cubano, Bruno Rodríguez. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags