Mundo

Pompeo diz que líderes iraquianos aceitam presença de tropas dos EUA

Segundo o secretário americano autoridades do Iraque não assumem o desejo publicamente, mas defendem a presença dos EUA em seu território

Correio Braziliense
postado em 13/01/2020 20:22

Declaração vem em meio à crise entre os EUA e o IrãO secretário americano de Estado, Mike Pompeo, garantiu nesta segunda-feira que os líderes iraquianos lhe confessaram que aceitam a presença das tropas americanas no seu país, apesar de declararem publicamente o contrário.

 

"Não admitirão publicamente, mas em particular todos celebram o fato de os Estados Unidos permanecerem lá executando sua campanha contra o terrorismo", disse Pompeo na Universidade de Stanford.

 

Na semana passada, o Parlamento iraquiano aprovou a exigência de saída das tropas americanas, após um drone dos EUA matar um general iraniano no Aeroporto de Bagdá.

 

As tropas americanas são um apoio fundamental para que o grupo extremista Estado Islâmico (EI) não volte e "dão a oportunidade para que os iraquianos tenham a soberania e a independência que a maioria deseja".

 

Washington gerou uma grande tensão na região ao assassinar o general iraniano Qasem Soleimani, chefe de operações exteriores dos Guardiões da Revolução, a força de elite do Irã, no dia 3 de janeiro. 

 

Teerã reagiu lançando mísseis contra bases no Iraque que abrigam militares americanos.

 

Pompeo destacou que os Estados Unidos seguem interessados em reduzir sua presença a longo prazo. "Na medida em que possamos usar menos verbas americanas e colocar menos vidas em risco, devemos fazê-lo".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags