Mundo

Estrela gigante pode estar prestes a explodir

Correio Braziliense
postado em 15/01/2020 04:43
Betelgeuse, que é mil vezes maior que o Sol, perdeu 70% da luminosidade

Astrônomos e observadores amadores não tiram o olho da  gigante Betelgeuse, que está entre as 10 estrelas mais brilhantes da Via Láctea. Há pelo menos dois meses, ela tem perdido a luminosidade, um sinal de que poderemos presenciar um fenômeno raríssimo na nossa galáxia: a explosão de uma estrela em supernova.
Se estiver ficando sem “combustível” (da fusão nuclear), a Betelgeuse pode estar morrendo. Dessa forma, seu coração se fundirá em si mesmo e formará uma estrela de nêutrons, um objeto muito compacto que cria uma onda de choque deslocando completamente a estrela.

Da Terra, observaríamos, a olho nu, um ponto tão brilhante quanto a Lua no céu dia e noite. A isso se acrescentaria um belo espetáculo: “Um eco de luz que se propaga ao redor, como círculos na água”, descreve Pierre Kervalla, do Observatório de Paris. Depois de várias semanas, esse ponto desapareceria e formaria uma nebulosa, visível no céu por milhares de anos, como a do Caranguejo, resíduo da supernova que ocorreu em 1054 (relatada por astrônomos chineses).

“Seria um espetáculo inesquecível para toda a humanidade. Espero poder ver uma supernova na minha vida”, diz Eric Lagadec, do Laboratório Lagrange, na Riviera Francesa. A supernova ocorre apenas uma vez por século na Via Láctea. A última formação observada remonta a 1604.

A explosão de Betelgeuse é esperada, já que a estrela, de 10 milhões de anos, está de fato no fim da vida. No entanto,  é difícil prever com precisão quando ela morrerá. Pierre Kervalla explica que não há um sinal de alerta. “É como um terremoto. Um dia antes da explosão, a estrela será a mesma”, compara.

Monitoramento
Localizada na constelação de Orion, a supergigante vermelha é quase mil vezes maior que o Sol e brilha intensamente no céu no inverno, quando é vista a olho nu graças à coloração laranja. De acordo com Kervalla, a estimativa é de que sua lumiosidade caiu cerca de 70% desde meado de novembro. Astrônomos foram alertados por observadores amadores e, no mês passado, iniciaram uma vasta campanha de monitoramento, mobilizando os maiores telescópios do planeta, como o Very Large Telescope, no Chile.

Se a explosão realmente acontecer, não há risco para o nosso planeta, pois Betelgeuse está a 600 anos-luz de distância. “Se a vermos explodir daqui, significa que a explosão ocorreu fisicamente há 600 anos”, explica Kervalla. No plano científico, o evento permitirá aos astrônomos acompanhar diretamente, e pela primeira vez, as diferentes fases da explosão. A experiência é considerada uma oportunidade preciosa para medir a expansão do Universo.

“Seria um espetáculo inesquecível para toda a humanidade. Espero poder ver uma supernova na minha vida”
Eric Lagadec, do Laboratório Lagrange na Riviera Francesa


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags