Mundo

Justiça boliviana amplia mandatos até posse do novo governo

Jeanine Áñez e parlamentares seguem no poder até os resultados das novas eleições na Bolívia, previstos para julho ou agosto

Correio Braziliense
postado em 15/01/2020 20:59

Morales, que a princípio fugiu para o México, hoje está asilado na ArgentinaO Tribunal Constitucional da Bolívia ampliou nesta quarta-feira os mandatos da presidente interina, Jeanine Áñez, e dos parlamentares até a posse do governo que sairá das eleições de maio, o que provavelmente ocorrerá em julho ou agosto.

 

"Se estabeleceu que corresponde prorrogar o período do mandato das autoridades dos órgãos do poder público em nível central e 'subnacional', Executivo e Legislativo, até a posse das novas autoridades eleitas nas eleições gerais" de 3 de maio, diz a decisão lida pelo juiz do Tribunal Constitucional Carlos Alberto Calderón.

 

A decisão será referendada nos próximos dias pelo Congresso e promulgada como lei pelo Executivo.

 

Áñez assumiu a presidência após a renúncia de Evo Morales, que abandonou o país em novembro em meio a uma onda de protestos, após ser reeleito em votação considerada fraudulenta, no dia 20 de outubro.

 

Morales, que a princípio fugiu para o México, hoje está asilado na Argentina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags