Mundo

Trump declara situação de desastre em Porto Rico após terremotos

Governo americano vai prestar assistência as áreas afetados por furações e terremotos na ilha

Agência France-Presse
postado em 16/01/2020 19:28

Um terremoto de magnitude 5,9 sacudiu Porto Rico no sábado passadoO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira situação de desastre em Porto Rico, após uma série de terremotos que sacudiu este território americano por cerca de duas semanas.

Trump "declarou que existe um desastre maior no território autônomo de Porto Rico e decretou a assistência federal para auxiliar nos esforços locais de recuperação das áreas já afetadas por furacões a partir de 28 de dezembro", informou a Casa Branca.

Um terremoto de magnitude 5,9 sacudiu Porto Rico no sábado passado, o último de uma série de tremores poderosos que abalaram a ilha nos últimos dias.

O movimento de terra teve seu epicentro situado cerca de 14 km a sudeste de Guánica, uma cidade na costa sul da ilha do Caribe.

No dia 7 de janeiro, outro terremoto - de magnitude 6,4 - deixou um morto e causou o colapso do serviço elétrico, além de danos a diferentes áreas de Porto Rico.

A governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez Garced, declarou o estado de emergência.

Porto Rico ainda está se recuperando do furacão Maria, que devastou a ilha há mais de dois anos.

Desde 28 de dezembro, uma série de tremores sacudiu a ilha.

O terremoto de 6,4 no dia 11 foi precedido por outro de 5,8 e seguido por vários tremores secundários.

O tremor de sábado também foi seguido por uma série de movimentos telúricos de menor intensidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação