Correio Braziliense
postado em 19/01/2020 15:00
O presidente Jair Bolsonaro embarca esta semana para uma viagem de quatro dias à Ãndia onde deve assinar uma dúzia de acordos comerciais que promovam o agronegócio brasileiro. Para abrir as portas do mundo para os produtos nacionais, o Brasil conta com um grupo de 24 adidos agrÃcolas, cargo criado em 2009 para internacionalizar o campo brasileiro.
Quando o agrônomo Dalci Bagolin desembarcou em Nova Délhi, em janeiro de 2018, seus desafios não eram pequenos: desbravar um paÃs com cultura diferente, lidar com um idioma desconhecido - o inglês não é falado por todo mundo na Ãndia - e identificar oportunidades para a agropecuária do Brasil no segundo maior mercado do mundo.
A missão de Dalci não é fácil. A Ãndia tem um histórico protecionista, desenvolvimentista e de muitas restrições cambiais, como o Brasil. Além disso, o agronegócio indiano é a imagem refletida do brasileiro. O paÃs produz café, açúcar, aço, cimento e carne, que enfrentam dificuldades de escoamento em razão de uma infraestrutura precária - um panorama bastante familiar.
O desafio de Dalci, portanto, é encontrar interesses comuns entre os dois paÃses. Já adaptado à Ãndia, ele tem dormido pouco na semana que antecede a chegada da missão presidencial brasileira, que ficará na Ãndia entre os dias 23 e 27. "Durmo todo dia depois das 2 horas da manhã", conta.
O cargo de adido agrÃcola foi criado pelo Ministério da Agricultura em 2009, durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, e mostra a importância que o agronegócio vem ganhando na diplomacia brasileira. O setor responde por cerca de um quarto do PIB do Brasil e está encarregado de manter a balança comercial superavitária.
Hoje, o setor agropecuário brasileiro fornece alimentos para cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Em 2019, o setor exportou US$ 96,8 bilhões - o equivalente a 43,2% do total produzido. A Ãsia foi o principal destino, com 49%.
Além dos adidos agrÃcolas, o Itamaraty tem outros 120 postos de representação no exterior na área de promoção comercial - o agronegócio é apenas um deles. Ainda que o Ministério da Agricultura apoie o setor há algum tempo, a criação do Departamento de Promoção do Agronegócio (DPA), em 2019, permitiu unir discussões de promoção e polÃtica comercial.
Gestão de crises
Outra função importante dos adidos agrÃcolas - que se estende à diplomacia brasileira, em geral - é vender uma imagem positiva em momentos difÃceis. A missão, neste caso, é contornar momentos de crise, como no caso dos incêndios da Amazônia, no ano passado, ou apagar o incêndio causado por declarações incômodas de lideranças polÃticas dentro do governo brasileiro.
"É preciso estar preparado para enfrentar uma quantidade muito diferente de desafios, que mudam conforme o paÃs", explicou a coordenadora dos adidos, Andressa Beig. Por isso, o cargo é visto hoje como imprescindÃvel por diversos empresários do setor.
A viagem de Bolsonaro à Ãndia ocorre após um pedido do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que esteve em BrasÃlia em novembro, na cúpula dos Brics - bloco formando por Brasil, Rússia, Ãndia China e Ãfrica do Sul.
"Existe um interesse grande do governo indiano em uma aproximação maior com o Brasil. Há muitos territórios inexplorados", diz Amit Kumar Mishra, cônsul da Ãndia em São Paulo.
PolÃtica externa
Apesar dos pontos concorrentes, que podem criar mais rivalidades do que parcerias, Brasil e Ãndia têm um caminho aberto para explorar áreas complementares. Os setores de tecnologia e de medicamentos, nos quais os indianos têm grande conhecimento e um forte parque industrial, e o etanol, em que o Brasil é referência, são pontos de partida.
Outro fator comum importante que une os dois paÃses é a liderança nacionalista de Bolsonaro e Modi. Ambos lideram grupos polÃticos conservadores, de tons populistas e com fortes elementos econômicos de caráter liberal - embora o premiê indiano seja mais pragmático em polÃtica externa e consiga manter boas relações com paÃses que vivem à s turras, como EUA e Irã.
Enquanto Modi defende a diplomacia multilateral, Bolsonaro cultiva certo desprezo pelo multilateralismo. Ainda assim, Brasil e Ãndia compartilham uma reivindicação histórica: uma vaga de membro permanente na eventual ampliação do Conselho de Segurança da ONU - embora o chanceler Ernesto Araújo tenha dito algumas vezes que a vaga "não é mais uma prioridade" do governo brasileiro.
Ãndia quer mais etanol
Ao fim de 13 meses de governo, só a equipe internacional da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, terá visitado 32 paÃses nos 5 continentes. No perÃodo, foram abertos 26 novos mercados para produtos brasileiros - de arroz para o México a lácteos para a China.
Segundo paÃs mais populoso do mundo - e com data marcada para ser o primeiro -, a Ãndia quer aumentar para 10% a quantidade de etanol em sua gasolina até 2022. Hoje, a mistura não chega a 7% e o paÃs de 1,3 bilhão de habitantes quer aproveitar o conhecimento brasileiro para cumprir a missão.
O governo indiano subsidia parte da produção de açúcar, a maior do mundo na última safra, principalmente de pequenos agricultores que dependem do produto para sobreviver. Os incentivos ligados ao transporte variam de cerca de mil rupias (US$ 14,6) por tonelada a 3 mil rupias (US$ 42,2) por tonelada. O governo também paga diretamente aos produtores de cana-de-açúcar 138 rupias (US$ 1,9) por tonelada.
Isso acaba distorcendo preços internacionais. Portanto, direcionar parte da cana para produzir etanol poderia reduzir esse volume e a oferta global de açúcar, aumentando os preços e atendendo a interesses brasileiros e indianos.
"Para o Brasil, os benefÃcios de um aumento da quantidade de etanol seriam regular os preços internacionais do açúcar e uma maior procura pelo biocombustÃvel", diz Amaury Pekelman, presidente da União Nacional da Bioenergia (Udop). "Além disso, o etanol é um aliado na mitigação da emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera, o que melhoraria a qualidade do ar das metrópoles indianas."
"Queremos transformar o etanol em uma commodity mundial e despertar o interesse em parceiros importantes que vejam esse produto como uma alternativa viável", afirma o diplomata Flávio Bettarello, secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Dalci Pagolin, adido agrÃcola na Ãndia, concorda que há benefÃcios aos dois parceiros. "Hoje o mercado de etanol está muito concentrado em EUA e Brasil, seria muito importante que fosse para outros paÃses."
O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O produto brasileiro, à base de cana, é mais eficiente e ecológico do que o americano, feito de milho. O uso do etanol como combustÃvel em larga escala, no entanto, ainda ocorre basicamente nesses dois paÃses, o que limita sua transformação em uma commodity comercializada internacionalmente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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