Publicidade

Correio Braziliense

Queda de plataforma deixa dez mortos na Etiópia

Plataforma de madeira caiu durante festa da Epifania ortodoxa. Cerca de 100 pessoas ficaram feridas


postado em 20/01/2020 11:48 / atualizado em 20/01/2020 12:37

Durante a celebração de Timkat, a Epifania Etíope, plataforma de madeira caiu e feriu dezenas de pessoas(foto: EDUARDO SOTERAS / AFP)
Durante a celebração de Timkat, a Epifania Etíope, plataforma de madeira caiu e feriu dezenas de pessoas (foto: EDUARDO SOTERAS / AFP)
Pelo menos dez pessoas morreram, e cerca de 100 ficaram feridas nesta segunda-feira (20/1), na queda de uma plataforma de madeira, de onde assistiam à festa da Epifania ortodoxa na cidade de Gondar (norte) - informaram fontes médicas.

O incidente ocorreu por volta das 8h no horário local (2h de Brasília) em Gondar, durante a festa etíope da Epifania, "Timkat", considerada Patrimônio Cultural imaterial da Unesco desde 2019.

Dois médicos do Hospital Universitário de Gondar disseram à AFP que o balanço chega a dez mortos, enquanto um primeiro boletim falava em três óbitos.

"Até agora temos dez mortos", disse à AFP um dos médicos, que pediu anonimato. Esse balanço foi confirmado por um segundo profissional.

Mais cedo, o responsável pela segurança de Gondar, Tesfa Mekonnen, tinha confirmado à imprensa uma contagem inicial de apenas três mortos e cerca de 100 feridos, cinco deles em estado grave.

O festival Timkat é um dos eventos mais importantes para os ortodoxos da Etiópia, que representam em torno de 40% da população do país, de cerca de 110 milhões de habitantes. 

Ele é comemorado em todo país, mas as cerimônias mais famosas são as de Gondar, antiga capital do império etíope, a cerca de 700 quilômetros da atual capital, Adis Abeba.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade