Mundo

Queda de plataforma deixa dez mortos na Etiópia

Plataforma de madeira caiu durante festa da Epifania ortodoxa. Cerca de 100 pessoas ficaram feridas

Correio Braziliense
postado em 20/01/2020 11:48
Durante a celebração de Timkat, a Epifania Etíope, plataforma de madeira caiu e feriu dezenas de pessoasPelo menos dez pessoas morreram, e cerca de 100 ficaram feridas nesta segunda-feira (20/1), na queda de uma plataforma de madeira, de onde assistiam à festa da Epifania ortodoxa na cidade de Gondar (norte) - informaram fontes médicas.

O incidente ocorreu por volta das 8h no horário local (2h de Brasília) em Gondar, durante a festa etíope da Epifania, "Timkat", considerada Patrimônio Cultural imaterial da Unesco desde 2019.

Dois médicos do Hospital Universitário de Gondar disseram à AFP que o balanço chega a dez mortos, enquanto um primeiro boletim falava em três óbitos.

"Até agora temos dez mortos", disse à AFP um dos médicos, que pediu anonimato. Esse balanço foi confirmado por um segundo profissional.

Mais cedo, o responsável pela segurança de Gondar, Tesfa Mekonnen, tinha confirmado à imprensa uma contagem inicial de apenas três mortos e cerca de 100 feridos, cinco deles em estado grave.

O festival Timkat é um dos eventos mais importantes para os ortodoxos da Etiópia, que representam em torno de 40% da população do país, de cerca de 110 milhões de habitantes. 

Ele é comemorado em todo país, mas as cerimônias mais famosas são as de Gondar, antiga capital do império etíope, a cerca de 700 quilômetros da atual capital, Adis Abeba.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags