Mundo

Secretário do Tesouro dos EUA e Greta trocam farpas em Davos

Representantes do governo americano e a ativista se enfrentam até agora de maneira velada

Correio Braziliense
postado em 23/01/2020 19:54

Ao deixar a cidade suíça, Trump diz que gostaria de se encontrar com elaA ativista climática Greta Thunberg e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos trocaram farpas nesta quinta-feira no fórum de Davos, revelando mais uma vez a rejeição de Washington ao conceito de uma grande emergência climática.

 

Questionado sobre a exigência de Thunberg pelo fim do investimento em combustíveis fósseis, o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, disse em uma entrevista coletiva: "Que (ela) estude primeiro economia e vá à universidadde, e depois que venha nos encontrar". 

 

A jovem sueca respondeu no Twitter que seu período sabático, no qual ela não frequentou a escola, terminou em agosto e que, de qualquer forma, "não há necessidade de um diploma universitário" para verificar que os esforços para limitar as emissões de CO2 não são suficientes.

 

O representantes do governo americano e Greta Thunberg se enfrentam em Davos desde terça-feira, mas até agora de maneira velada, e nunca se encontraram pessoalmente.

 

Ao deixar a cidade suíça, o presidente Donald Trump afirmou que gostaria de se encontrar com ela.

 

Sem se impressionar, Thunberg lançou suas advertências à elite política e econômica, dizendo mais uma vez que o "pânico" se justifica, porque "a casa está queimando".

 

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, utilizou palavras fortes ao discursar nesta quinta-feira: "Seguimos perdendo a guerra contra a mudança climática!". 

 

Apontando uma "ameaça existencial" para a humanidade, ele pediu "uma reorientação maciça de recursos" em direção a uma economia verde. 

 

"Se os 'grandes emissores' de CO2 não se unirem ao esforço internacional, 'estamos perdidos'".

 

A chanceler alemã Angela Merkel aproveitou sua 12ª participação no fórum de Davos para defender "a impaciência da juventude", sem mencionar Greta diretamente. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags