Publicidade

Correio Braziliense

Trump anuncia plano de paz para Oriente Médio em breve

Proposta será apresentado antes da visita do premier Benjamin Netanyahu e opositor Benny Gantz a Casa Branca


postado em 23/01/2020 22:05

Líderes serão recebidos na próxima semana em Washington(foto: SAUL LOEB/AFP)
Líderes serão recebidos na próxima semana em Washington (foto: SAUL LOEB/AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira que planeja revelar seu plano de paz para o Oriente Médio antes da visita a Washington, na terça-feira, do premier israelense, Benjamin Netanyahu, e do líder opositor Benny Gantz. 

 

"Provavelmente vamos lançá-lo um pouco antes", disse Trump no avião presidencial Air Force One antes de pousar na Flórida.

 

"É um plano excelente", disse Trump sobre o documento.

 

A Casa Branca anunciou que Netanyahu e Gantz serão recebidos na próxima semana em Washington.

 

Interrogado sobre os possíveis contatos entre seu governo e os palestinos, que já declararam sua rejeição ao texto, Trump se mostrou evasivo.

 

"Conversamos brevemente" com os palestinos. "Podem reagir negativamente a princípio, mas na realidade isto é muito positivo para eles". 

 

A Autoridade Palestina reafirmou nesta quinta-feira sua rejeição ao plano de paz da Casa Branca, e recordou que Donald Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel. 

 

Os palestinos querem fazer de Jerusalém Oriental a capital do seu futuro Estado, mas Israel considera Jerusalém sua capital "unificada e indivisível".

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade