Mundo

Deputado negro de origem senegalesa é ameaçado de morte na Alemanha

Gabinete do deputado já havia sido alvo de tiros na semana passada. Ele é o primeiro deputado negro da Alemanha

Correio Braziliense
postado em 24/01/2020 08:54
O único parlamentar negro da Alemanha disse na quinta-feira, 24 de janeiro de 2020, que havia recebido ameaças de morte de extremistas de direita apenas alguns dias depois de encontrar três Karamba Diaby, um deputado alemão de origem senegalesa, recebeu uma ameaça de morte por e-mail que levou a polícia a abrir uma investigação.

Vários jornais alemães relataram que também receberam uma cópia desta mensagem.

Na semana passada, o gabinete desse deputado socialdemocrata de Halle, na antiga RDA, foi alvo de tiros.

Na quarta-feira, Diaby, de 58 anos, recebeu uma mensagem de e-mail, ameaçando-o de morte e assinada pela "orquestra de músicos do golpe de Estado".

A mensagem termina com a saudação nazista "Heil Hitler!", segundo a imprensa alemã.

A mensagem também menciona o político conservador Walter Lübcke, assassinado em junho de 2019 em sua casa. O principal suspeito é um membro de grupos neonazistas.

Nascido e criado no Senegal, Diaby é o primeiro deputado negro da Alemanha. Foi eleito em uma região onde comportamentos xenófobos ganham força.

As ameaças de morte e as agressões físicas e verbais contra políticos aumentaram na Alemanha e causam grande preocupação, em um contexto político árido e sob pressão da extrema direita.

No ano passado, a polícia identificou 1.241 crimes de motivação política contra funcionários públicos.

Muitos acusam a extrema direita de ser responsável por essa deterioração do clima político desde seu retorno ao Parlamento em 2017.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags