Mundo

Sobe para 18 número de mortos por terremoto no leste da Turquia

Presidente Recep Tayyp Erdogan anunciou que está tomando "todas as medidas necessárias" para prestar apoio às áreas afetadas

Correio Braziliense
postado em 24/01/2020 21:45

Tremor de magnitude 6,7 atingiu o distrito de Sivrice, na província de ElazigPelo menos 18 pessoas morreram em um terremoto de magnitude 6,8 que abalou nesta sexta-feira o leste da Turquia, informou a agência turca de Situações de Emergências em seu último boletim.

 

O terremoto atingiu o distrito de Sivrice, na província de Elazig, às 20h55 do horário local (às 17h55, no horário de Brasília) segundo a agência turca de emergências e desastres (AFAD).

 

O Serviço Geológico americano relatou uma magnitude de 6,7, e localizou o epicentro a 10 quilômetros de profundidade.

 

Segundo a agência de Situações de Emergências, até o momento sabe-se que ao menos 14 pessoas morreram, oito na província de Elazig e outras seis na província vizinha de Malatya.

 

"Foi horrível, as coisas caíam sobre nós. Saímos correndo" explicou à AFP Melahat Can, 47 anos, morador da cidade de Elazig.

 

O presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, anunciou que está tomando "todas as medidas necessárias" para prestar apoio às áreas afetadas e que enviou ministros a esses locais. 

 

"Com todas as nossas instituições, principalmente a AFAD e o Crescente Vermelho, estamos ao lado do nosso povo", indicou Erdogan em mensagem postada no Twitter

 

De sua parte, o ministro turco do Interior, Suleyman Soylu, declarou à agência Anatólia que espera que "não haja mais vítimas". 

 

"Sivrice foi sacudido muito seriamente. Enviamos nossas equipes de resgate à região", informou Solu, aos jornalistas.

 

A televisão turca divulgou imagens dos habitantes deixando seus prédios, um imóvel pegando fogo e socorristas buscando possíveis sobreviventes nos escombros.

 

A Turquia está sobre várias falhas geológicas e sofre com terremotos frequentes.

 

Em 1999, um terremoto de magnitude 7,4 sacudiu o noroeste do país, causando mais de 17 mil mortos, mil deles em Istambul.

 

O último grande tremor registrado na Turquia ocorreu em 2011, na província de Van, deixando 600 mortos.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags