Mundo

Vários foguetes caem perto da embaixada dos EUA em Bagdá

O ataque ocorreu dois dias depois que milhares de pessoas se concentraram em Bagdá em resposta a um pedido do clérigo populista Moqtada Sadr para exigir a expulsão de tropas americanas do Iraque

Correio Braziliense
postado em 26/01/2020 15:22

O ataque ocorreu dois dias depois que milhares de pessoas se concentraram em Bagdá em resposta a um pedido do clérigo populista Moqtada Sadr para exigir a expulsão de tropas americanas do IraqueVários foguetes caíram neste domingo (26/1) perto da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, informaram duas fontes da segurança à AFP.

 

Jornalistas da AFP ouviram explosões vindas da margem ocidental do rio Tigre, onde estão localizadas a maioria das representações diplomáticas estrangeiras na capital iraquiana, além de inúmeras instituições oficiais.

 

As forças de segurança do Iraque disseram em comunicado que cinco foguetes atingiram a Zona Verde de alta segurança, sem deixar vítimas. 

 

O ataque ocorreu dois dias depois que milhares de pessoas se concentraram em Bagdá em resposta a um pedido do clérigo populista Moqtada Sadr para exigir a expulsão de tropas americanas do Iraque. 

 

A presença militar dos EUA tem sido um tema quente no Iraque desde que um ataque norte-americano matou o general iraniano Qassem Soleimani e um comandante iraquiano perto do aeroporto de Bagdá em 3 de janeiro. 

 

O ataque deste domingo foi o último de uma série de ataques com foguetes este mês contra a Zona Verde, onde também está localizado o Parlamento iraquiano. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags