Mundo

Cinco casos nos EUA

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 27/01/2020 04:34
O coronavírus se espalhou por vários outros países, como França, Estados Unidos e Austrália. Em território americano, as autoridades de saúde relataram, ontem, cinco casos confirmados. ;Esperamos que outros sejam registrados;, disse a diretora de doenças respiratórias do Centro de Controle de Doenças (CDC), Nancy Messonnier. Segundo ela, 100 pacientes em potencial estão sendo analisados. Algumas horas antes, no Canadá, as autoridades relataram um primeiro caso suspeito.

Enquanto isso, na Europa, os três primeiros casos foram detectados na França, na sexta-feira. O país vai repatriar seus cidadãos da região de Wuhan no meio da semana, anunciou a ministra da Saúde, Agn;s Buzyn. A associação francesa de operadores turísticos recomendou a suspensão de viagens organizadas à China até 21 de fevereiro.

Outras infecções confirmadas ou suspeitas foram detectadas na Austrália, no Japão, em Cingapura, na Malásia, na Coreia do Sul, em Taiwan, na Tailândia, no Vietnã e no Nepal. O Japão e a Coreia do Sul também tomam medidas para repatriar seus cidadãos na zona de risco. Mesmo caso dos Estados Unidos. O Departamento de Estado do país confirmou, ontem, que está organizando um único voo fretado para retirar diplomatas e um número limitado de cidadãos americanos de cidades atingidas.

O voo terá médicos a bordo para garantir que o esforço da retirada das pessoas não espalhe inadvertidamente o vírus e para assumir a responsabilidade pelo risco de mover pessoas que possam estar doentes ou portadoras da doença. O aviso divulgado ontem, porém, não diz nada sobre a quais procedimentos de segurança, como uma possível quarentena, os passageiros do avião estariam sujeitos depois de chegarem ao território americano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação