Correio Braziliense
postado em 27/01/2020 10:02
A presidente interina da BolÃvia, Jeanine Ãñez, pediu a renúncia de todos os seus ministros neste domingo, 26, antes do inÃcio do registro de candidatos para as eleições de 3 de maio, para enfrentar uma "nova etapa" de seu governo. A presidente "decidiu pedir a renúncia de todos os ministros para enfrentar esse novo estágio da gestão da transição democrática", disse uma declaração do secretariado da Presidência do paÃs.
A medida foi definida como algo "habitual à s vésperas do registro de candidatos" e que faz parte da participação de um processo eleitoral "livre, imparcial e transparente". A nota também indica que Jeanine "completará ou ratificará sua equipe do governo no menor tempo possÃvel" para continuar com a gestão do executivo interino. "A presidente concorda que sua candidatura não afetará sua intenção de trabalhar para todos os bolivianos buscando a paz e a estabilidade da BolÃvia.
O comunicado foi divulgado pouco depois que a ministra da Comunicação, Roxana Lizárraga, anunciou sua renúncia devido a discrepâncias com a candidatura de Jeanine Ãñez, a quem ela disse colocar o governo "a serviço de um grupo de polÃticos e um projeto de extensão" semelhante ao do ex-presidente Evo Morales.
Roxana expressou sua rejeição à decisão de Jeanine Ãñez na última sexta-feira, 24, de concorrer à s eleições presidenciais de 3 de maio, apesar do fato de que como governo de transição ele deveria convocar as eleições. A presidente interina disse que "no menor tempo possÃvel" ratificará ou nomeará seus 20 ministros e prometeu que não haverá interferência de palácio a seu favor durante a próxima campanha eleitoral.
A presidente interina tem sido alvo de crÃticas por quebrar seu compromisso inicial de não concorrer à presidência. Além disso, existe a possibilidade de um Tribunal Constitucional ser consultado para considerar sua legalidade ou não.
Até segunda-feira, 3 de fevereiro, os partidos têm tempo para registrar seus candidatos no Supremo Tribunal Eleitoral. Uma eventual segunda rodada foi marcada para 14 de junho. (Com agências internacionais)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.