Correio Braziliense
postado em 30/01/2020 08:17
Donald Trump tentará nesta quinta-feira (30/1) roubar o protagonismo dos rivais democratas com um comício em Iowa, poucos dias antes da primeira votação neste estado nas primárias para escolher o adversário do republicano nas eleições presidenciais americanas de novembro.
Enquanto vários pré-candidatos democratas organizam seus últimos discursos antes da votação dos eleitores de Iowa na segunda-feira, Trump fará um comício para insistir na mensagem de que o eventual indicado não terá chance de evitar o seu segundo mandato.
O presidente deve atacar a dificuldade dos democratas de encontrar, a quase nove meses da eleição, um claro adversário que represente uma alternativa unificada a Trump.
O senador de esquerda Bernie Sanders, 78 anos, e Joe Biden, 77 anos, moderado ex-vice-presidente de Barack Obama, lideram as pesquisas em Iowa, que organiza as primárias em 3 de fevereiro.
Diante de posições políticas tão díspares, os democratas continuam indecisos sobre que caminho - "revolução política" ou realismo - deve ser adotada pelo candidato designado pelo partido para tentar evitar a reeleição de Trump.
O presidente, que desembarcará em Des Moines durante a noite, certamente vai criticar as tentativas dos democratas de afastá-lo do poder com um processo de impeachment que está em curso no Senado, algo que enfurece os eleitores republicanos.
Saiba Mais
Trump também terá a oportunidade de elogiar a própria gestão, especialmente depois de assinar na véspera o T-MEC, o novo acordo comercial com México e Canadá.
O presidente fará uma escala antes em Michigan, estado crucial nas eleições, onde visitará uma fábrica para falar sobre o T-MEC.
Na segunda-feira, os pré-candidatos democratas iniciam a batalha das primárias, antes das próximas etapas: New Hampshire em 11 de fevereiro e Nevada no dia 22.
Com muitos eleitores de Iowa indecisos, a disputa democrata segue aberta e os aspirantes enviaram milhares de voluntários ao estado em uma tentativa de última hora para obter apoio.
Biden, Sanders, o ex-prefeito Pete Buttigieg e a senadora Elizabeth Warren lideraram as recentes pesquisas no estado.
Mas na última pesquisa da Universidade Monmouth, divulgada na quarta-feira, Biden aparece à frente com 23% de apoio, seguido por Sanders com 21%.
Warren, 70 anos, que assim como Sanders defende ideias progressistas como um sistema de saúde universal, aparece na terceira posição com 16%.
Buttigieg, de 38 anos e um centrista como Biden, tem 15% e a senadora moderada Amy Klobuchar é a quinta com 10%.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.