Mundo

Trump viaja para Iowa e tenta ofuscar os democratas antes das primárias

O presidente deve atacar a dificuldade dos democratas de encontrar, a quase nove meses da eleição, um claro adversário que represente uma alternativa unificada a Trump

Correio Braziliense
postado em 30/01/2020 08:17
Alguns simpatizantes do presidente já estavam na fila um dia antes do comício na Universidade DrakeDonald Trump tentará nesta quinta-feira (30/1) roubar o protagonismo dos rivais democratas com um comício em Iowa, poucos dias antes da primeira votação neste estado nas primárias para escolher o adversário do republicano nas eleições presidenciais americanas de novembro.

Enquanto vários pré-candidatos democratas organizam seus últimos discursos antes da votação dos eleitores de Iowa na segunda-feira, Trump fará um comício para insistir na mensagem de que o eventual indicado não terá chance de evitar o seu segundo mandato.

O presidente deve atacar a dificuldade dos democratas de encontrar, a quase nove meses da eleição, um claro adversário que represente uma alternativa unificada a Trump.

O senador de esquerda Bernie Sanders, 78 anos, e Joe Biden, 77 anos, moderado ex-vice-presidente de Barack Obama, lideram as pesquisas em Iowa, que organiza as primárias em 3 de fevereiro.

Diante de posições políticas tão díspares, os democratas continuam indecisos sobre que caminho - "revolução política" ou realismo - deve ser adotada pelo candidato designado pelo partido para tentar evitar a reeleição de Trump.

O presidente, que desembarcará em Des Moines durante a noite, certamente vai criticar as tentativas dos democratas de afastá-lo do poder com um processo de impeachment que está em curso no Senado, algo que enfurece os eleitores republicanos.

Saiba Mais

Alguns simpatizantes do presidente já estavam na fila um dia antes do comício na Universidade Drake.

Trump também terá a oportunidade de elogiar a própria gestão, especialmente depois de assinar na véspera o T-MEC, o novo acordo comercial com México e Canadá.

O presidente fará uma escala antes em Michigan, estado crucial nas eleições, onde visitará uma fábrica para falar sobre o T-MEC.

Na segunda-feira, os pré-candidatos democratas iniciam a batalha das primárias, antes das próximas etapas: New Hampshire em 11 de fevereiro e Nevada no dia 22.

Com muitos eleitores de Iowa indecisos, a disputa democrata segue aberta e os aspirantes enviaram milhares de voluntários ao estado em uma tentativa de última hora para obter apoio.

Biden, Sanders, o ex-prefeito Pete Buttigieg e a senadora Elizabeth Warren lideraram as recentes pesquisas no estado.

Mas na última pesquisa da Universidade Monmouth, divulgada na quarta-feira, Biden aparece à frente com 23% de apoio, seguido por Sanders com 21%.

Warren, 70 anos, que assim como Sanders defende ideias progressistas como um sistema de saúde universal, aparece na terceira posição com 16%.

Buttigieg, de 38 anos e um centrista como Biden, tem 15% e a senadora moderada Amy Klobuchar é a quinta com 10%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags