Mundo

Organização Mundial da Saúde declara coronavírus como emergência global

Até o momento, a OMS havia usado a denominação "emergência de saúde pública de interesse internacional" apenas em casos raros de epidemias

Correio Braziliense
postado em 30/01/2020 17:00

Oito dos casos do coronavírus foram transmissão de pessoa para pessoa A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o coronavírus como emergência global nesta quinta-feira (30/1). A doença continua a se espalhar pelo mundo. Fora da China, já são 98 casos em 18 países — sendo que oito desses casos foram transmissão de pessoa para pessoa. Ao todo, 170 pessoas morreram. 

 

No Brasil, há nove casos suspeitos do novo vírus, mas nenhum foi confirmado. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a organização está preparada para aconselhar qualquer país que esteja enfrentando a doença, além de que informou que a OMS vai apoiar países que têm sistemas de saúde mais frágeis.

 

"Temos que combater a desinformação e as fake news, precisamos avaliar e reavalizar. Diagnosticar novos casos e prevenir transmissão, compartilhar dados e experiências", disse Ghebreyesus. "A única forma de derrotar esse surto é se todos os países trabalharem juntos, e houver espírito de solidariedade e cooperação. Estamos todos juntos nessa e só podemos combater esse surto juntos", completou.  

 

Até então, a OMS havia usado a denominação "emergência de saúde pública de interesse internacional" apenas em casos raros de epidemias, como a gripe suína H1N1 (2009), o zika vírus (2016) e a febre ebola, que devastou parte da população da África Ocidental de 2014 a 2016, e ainda atinge a República Democrática do Congo desde 2018. 

 

  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags