Mundo

Fatos científicos da semana

Correio Braziliense
postado em 01/02/2020 04:14
Segunda-feira, 27
Nível de ferro no cérebro ajuda a cognição

Estudos publicados na revista acadêmica The Journal of Neuroscience (JNeurosci) mostram que os níveis de ferro no tecido cerebral aumentam durante o desenvolvimento e estão correlacionados com as habilidades cognitivas. As pesquisas foram feitas em mais de 1,5 mil crianças e adultos jovens, com idades entre 8 e 24 anos. Os cientistas descobriram que os níveis de ferro cerebral nos gânglios da base aumentam constantemente ao longo do desenvolvimento e, em duas sub-regiões, continuam a crescer na idade adulta. A diminuição do ferro cerebral em uma delas, o putâmen, foi correlacionada com o desempenho prejudicado em tarefas cognitivas que envolvem raciocínio e processamento espacial, sugerindo que o ferro cerebral é necessário para o desenvolvimento cognitivo saudável.


Terça-feira, 28
Calor ameaça produção de vinho

Mais da metade das regiões vinícolas do mundo pode desaparecer com um aquecimento de 2 ºC, objetivo do Acordo de Paris, e até 85% em caso de um aumento de 4 ºC, segundo um estudo publicado na revista Pnas. Um grupo de pesquisadores desenvolveu um modelo para cruzar os dados de desenvolvimento das 11 variedades de uvas mais comuns do mundo com projeções de mudanças climáticas. Eles concluíram que 56% das regiões produtoras do mundo poderão se tornar impróprias para o cultivo. As regiões que já são quentes sofrerão os maiores impactos, como no Mediterrâneo, onde Espanha e Itália perderão quase 65% de suas vinhas, com poucos novos territórios elegíveis (menos de 10%). Por outro lado, outras regiões se tornariam favoráveis à produção de vinho, como a Nova Zelândia e o norte dos Estados Unidos, registrarão um aumento nas terras aráveis, entre 15% e 100%, dependendo das variedades de uvas.


Quarta-feira, 29
Estratégia contra coronavírus

Identificado pela primeira vez em 2012, o coronavírus Mers é capaz de causar pneumonia grave, muitas vezes, fatal. Não existem tratamentos eficazes para lidar com o micro-organismo. Agora, pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa de Infecções (DZIF) da Universidade de Berlim anunciaram a identificação de um processo de reciclagem de celular conhecido como autofagia como um alvo potencial na luta contra o patógeno. As substâncias indutoras de autofagia — incluindo certos medicamentos licenciados — mostraram-se capazes de reduzir drasticamente a taxa na qual o vírus se replica. Os resultados da pesquisa foram publicados na Nature Communications. Desde o surgimento do Mers, em 2012, foram relatados à Organização Mundial da Saúde (OMS) aproximadamente 2,5 mil casos em 27 países. Aproximadamente um terço das infecções resultaram em morte.


Quinta-feira, 30
Suecos indicam Greta ao Nobel da Paz

A jovem militante ambiental sueca Greta Thunberg e seu movimento Sextas-feiras para o futuro foram indicados para o Nobel da Paz por dois deputados de seu país.  “Greta Thunberg é ativista climática e a principal razão pela qual merece o prêmio é que, apesar de sua juventude, não deixa de alertar os líderes da crise climática”, escrevem Jens Holm e Håkan Svenneling, do Partido da Esquerda, em um e-mail enviado ao Comitê Nobel da Noruega. No ano passado, o nome da adolescente, de 17 anos, estava na lista de candidatos.  Greta se tornou porta-voz de jovens preocupados com as mudanças climáticas, primeiro em seu país e rapidamente na Europa e no mundo inteiro. Em dezembro, foi destacada como personalidade de 2019 pela revista Time.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags