Mundo

Claudio Bonadio, 64, juiz federal argentino

Correio Braziliense
postado em 05/02/2020 04:25
Bonadio se tornou celebridade no país ao julgar Cristina Kirchner

 

Responsável pela abertura de cinco processos e dezenas de inquéritos contra a atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e colaboradores da época em que ela esteve no comando da Casa Rosada, o juiz federal Claudio Bonadio morreu ontem, aos 64 anos. As causas do óbito não foram oficialmente informadas, mas, segundo o jornal La Nación, houve complicações em um tumor cerebral.

 

No fim do ano passado, o magistrado havia sido submetido a uma cirurgia na cabeça. Recentemente, ele pediu a prorrogação de sua licença até 1º de março. A aliança do ex-presidente Mauricio Macri, Juntos pela Mudança, divulgou um comunicado lamentando a morte do juiz.

 

Subornos

 

Bonadio foi o primeiro juiz a levar Cristina Kirchner aos tribunais. Entre os casos mais relevantes que liderou, se sobressaiu o chamado “escândalo dos cadernos”, que investigou uma rede de subornos que envolvia empresários e ex-funcionários do governo da então presidente argentina.

 

Em dezembro passado, dias antes de assumir, a vice-presidente testemunhou nesse processo. Sem sucesso, Cristina tentou afastar Bonadio, por meio do Conselho da Magistratura, onde o juiz acumulou cerca de 50 denúncias por mau desempenho e parcialidade. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags