Mundo

China reduzirá tarifas a importações americanas no valor de US$ 75 bilhões

A redução tem o objetivo de desenvolver as relações comerciais entre China e EUA de forma saudável e estável

Correio Braziliense
postado em 06/02/2020 08:56
Conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, declarou que a epidemia de coronavírus adiará a compra de produtos americanos.A China reduzirá à metade as tarifas sobre produtos americanos, no valor de 75 bilhões de dólares em importações anuais, anunciou o governo. 

A medida, que entrará em vigor em 14 de fevereiro, será aplicada às sobretaxas alfandegárias impostas desde 1 de setembro de 2019, explicou a Comissão de Tarifas Alfandegárias do governo chinês. 

A redução foi anunciada um mês depois da assinatura de uma trégua na guerra comercial de quase dois anos entre China e Estados Unidos, as duas principais economias mundiais.

Pequim reduzirá à metade as tarifas de 10% e 5% aplicadas a 1.600 produtos. São principalmente frutos do mar, aves, soja, além de alguns tipos de aeronaves ou lâmpadas incandescentes utilizadas em pesquisas médicas.

A redução tem como objetivo "promover um desenvolvimento saudável e estável das relações econômicas e comerciais entre China e EUA", afirmou a comissão.

Em virtude do acordo preliminar assinado em 15 de janeiro com Washington, Pequim se comprometeu a comprar nos próximos dois anos produtos americanos adicionais pelo valor de 200 bilhões de dólares, sobretudo agrícolas y manufatureiros.

Mas o conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, declarou na terça-feira que a epidemia de coronavírus que afeta a China e paralisa a economia do país adiará a compra de produtos americanos.

A China também anunciou no sábado o fim das sobretaxas aplicadas a certos produtos médicos americanos importados, para intensificar a luta contra o coronavírus. Os produtos incluem desinfetantes, trajes de proteção e veículos de emergência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags