O ministro das Finanças da Escócia, Derek Mackay, anunciou sua renúncia nesta quinta-feira, dia em que teve de apresentar o orçamento do governo, depois que a imprensa revelou que assediava um adolescente na internet há meses.
De acordo com a edição escocesa do jornal The Sun, Mackay, 42, membro proeminente do Partido Nacionalista Escocês (SNP), entrou em contato pelo Instagram com um garoto de 16 anos que não conhecia e enviou 270 mensagens pelas redes sociais em um período de seis meses, desde agosto de 2019.
Dizia que o garoto era “bonito” e propôs sair para jantar e continuou suas propostas quando o adolescente lhe disse sua idade. Foi a mãe do menino quem tocou o alarme.
“Assumo total responsabilidade pelos meus atos. Agi como um idiota e lamento sinceramente”, afirmou Mackay em comunicado.
O ministro regional pediu desculpas ao garoto e sua família. Disse que havia apresentado sua “renúncia com efeito imediato” à primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon.
“Seu comportamento não está de acordo com os padrões exigidos a um ministro”, afirmou Sturgeon ao Parlamento escocês nesta quinta-feira, assegurando que Mackay também foi suspenso do SNP e de seu grupo parlamentar “à espera de uma investigação mais profunda”.
Apresentado como favorito à sucessão de Sturgeon, Mackay tornou pública sua homossexualidade em 2013 quando se separou de sua esposa, com quem tem dois filhos, de acordo com o The Sun.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.