Mundo

Médico que alertou sobre coronavírus morre vítima da doença

Li Wenliang contraiu a doença ao tratar um paciente

Correio Braziliense
postado em 06/02/2020 20:02

Internautas chineses o consideram como um heróiUm médico chinês que foi um dos primeiros a alertar publicamente sobre o novo coronavírus morreu em decorrência da doença nesta quinta-feira (sexta-feira pelo horário local), segundo o anúncio do hospital em ele estava internado. 

 

O oftalmologista Li Wenliang morreu da infecção às 2h58 da manhã (horário local), informou o Hospital Central de Wuhan em uma postagem publicada na plataforma de mídia social chinesa Weibo.

 

"O oftalmologista Li Wenliang de nosso hospital, que infelizmente foi infectado enquanto lutava contra a epidemia de pneumonia do novo coronavírus, morreu às 02h58 [...] apesar de todos os esforços realizados para salvá-lo", afirma a publicação. 

 

Após atender pacientes com sintomas similares aos da Síndrome Respiratória Aguda Severo (Sars), Li enviou uma mensagem a seus colegas advertindo que usassem máscaras para se protegerem.

 

Mais tarde, as autoridades o acusaram, junto com outras oito pessoas, de "propagação de rumores".

 

Ele contraiu a doença ao tratar um paciente. Internautas chineses se referiram a ele como um herói.

 

Mais de 560 pessoas morreram na China pelo novo coronavírus, que infectou 28.000 no país. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags