Correio Braziliense
postado em 07/02/2020 04:06
Uma operação antiterrorismo ordenada no Iêmen pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, eliminou Qasim Al-Rimi, fundador e líder da organização Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) e vice do médico egípcio Ayman Al-Zawahiri à frente da Al-Qaeda. O anúncio foi feito ontem à noite por meio de um comunicado da Casa Branca. “Rimi se uniu à Al-Qaeda na década de 1990, trabalhando no Afeganistão para Osama bin Laden. Sob Rimi, a AQAP cometeu violência inescrupulosa contra civis no Iêmen e buscou conduzir e inspirar numerosos ataques contra os EUA e nossas forças”, afirma a nota.
Para a Casa Branca, a morte de Rimi degrada ainda mais a AQAP e o movimento global da Al-Qaeda. “Ela nos traz mais perto da eliminação das ameaças, representadas por esses grupos, à nossa segurança nacional. Os Estados Unidos, nossos interesses e nossos aliados estão mais seguros, como resultado de sua morte. Nós continuaremos a proteger o povo americano, rastreando e eliminando terroristas que buscam nos causar danos”, conclui o comunicado.
Rimi tinha sido alçado à liderança da AQAP em junho de 2015, em substituição a Naser Al-Wahishi, assassinado durante um ataque com drone. O grupo de Al-Wahishi foi quem reivindicou o atentado contra a redação da revista satírica Charlie Hebdo, em Paris, em 7 de janeiro daquele ano. Na ocasião, 12 pessoas morreram. O atentado teria sido em vingança à publicação de charges do profeta Maomé. Por sua vez, Rimi reivindicou a autoria de um ataque a tiros na base naval de Pensacola (Flórida), em 6 de dezembro passado, na qual três militares foram mortos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.